Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
29/03/23 às 13h53 - Atualizado em 29/03/23 às 13h57

Webinário sobre saúde mental da mulher está disponível para visualização

 

Ação comemorativa ao Mês da Mulher abordou comportamentos e atitudes saudáveis que contribuem para a qualidade de vida

 

Realizado nessa terça-feira (28), o webinário Saúde mental da mulher – comportamentos e atitudes saudáveis encontra-se disponível no canal da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) no YouTube. A live compõe ações da Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SubSaúde), voltadas à valorização das servidoras do Governo do Distrito Federal (GDF).

 

Além do conteúdo referente ao encontro virtual de terça, mais um webinário será realizado na quinta (30), dentro do mesmo tema | Arte: Seplad 

A importância de celebrar a mulher e de discutir as questões de saúde no universo feminino foi destacada logo no início do seminário, pela subsecretária de Segurança e Saúde no Trabalho, Ana Paula Delgado: “Nosso dia é todo dia. Estamos cada vez mais representadas no ambiente de trabalho, inclusive em cargos de alta gestão, porém nossa jornada é dupla, é tripla, e isso acarreta acometimentos na saúde, sendo importante tratarmos dessa temática”.

 

“Precisamos compreender que esse excesso de carga colocada sobre os ombros das mulheres prejudica a saúde delas”Jacqueline Ferraz, psicóloga

Responsável pela apresentação, a psicóloga da Gerência de Saúde Mental Jacqueline Ferraz levantou temáticas como o preconceito contra a mulher, respeito à saúde mental e importância das lutas pelos direitos das mulheres. “É preciso refletir acerca disso tudo de maneira mais aprofundada para que possamos, de fato, implementar comportamentos que favoreçam uma vivência saudável para todas nós mulheres”, afirmou.

 

Sobrecarga

 

Ela também trouxe debates acerca dos fatores de risco à saúde devido à sobrecarga diária de atribuições que as mulheres carregam. “Precisamos compreender que esse excesso de carga colocada sobre os ombros das mulheres prejudica a saúde delas”, ressaltou. “É um relevantíssimo fator de risco, que vai gerar maior probabilidade de adoecimentos no campo mental e comportamental, especialmente depressão e ansiedade”. 

 

O coordenador de Promoção à Saúde e Segurança no Trabalho do Servidor, Tiago Neiva, também participou do webinário e ponderou sobre as disparidades entre homens e mulheres. “No aspecto da saúde mental, as mulheres são acometidas [por problemas] numa proporção muito maior do que os homens – a proporção é de um homem para oito mulheres”, enumerou.

 

Próximo webinário

 

Dividida em dois encontros, a ação sobre qualidade de vida promoverá nesta quinta-feira (30), um último webinário sobre a saúde física, com a ginecologista e obstetra Natalee Sereno Tomé.

Serão abordados os cuidados preventivos essenciais, com o objetivo de orientar, acolher e auxiliar na prevenção de doenças. Para assistir, basta acessar o canal da Seplad no YouTube e acompanhar a transmissão ao vivo, a partir das 14h.

 

*Com informações da Seplad

Governo do Distrito Federal