Subsaúde realiza II Seminário de Orientação para Aposentadoria

Muito debate e participação ativa dos servidores marcaram o II Seminário de Orientação para Aposentadoria, realizado na última quarta-feira (27), no auditório da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov). A iniciativa é parte do Programa de Orientação para Aposentadoria, da Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (Subsaúde), da Seplag.

O subsecretário de Segurança e Saúde no Trabalho, Marcelo Paixão, explicou que o programa prepara o servidor para o final de carreira, uma vez que a proposta é possibilitar uma transição mais suave para a aposentadoria, além de abrir novas perspectivas para esse servidor.

Durante a manhã do evento, os servidores participaram de palestra com a doutora e mestre em Psicologia Clínica Cristineide Leandro-França, que trabalhou reflexões sobre o momento importante de transição que é a aposentadoria. Pela tarde, a mesa redonda foi composta pelo Subsecretário de Políticas de Direitos Humanos, Rodrigo Dias; pelo economista, Francisco Rodrigues; pelo educador físico, Alex Gomes; e pela assistente social, Priscila Nolasco. Os assuntos do bate-papo passaram pela importância da organização financeira, das atividades físicas e do voluntariado para uma transição saudável para a aposentadoria.

A organização do evento comemorou os resultados do Seminário. A assessora técnica da GESM/Subsaúde, Jacqueline Ferraz fez um balanço do dia: “Acredito que nós conseguimos atingir o objetivo que traçamos para esse evento, disponibilizando informações sobre o processo de transição para uma aposentadoria saudável, focando na preparação psicossocial, que, muitas vezes, é deixada de lado no planejamento do pós-carreira. Além disso, a participação ativa dos servidores foi muito importante, já que eles se tornam também multiplicadores do tema”, observou.

O programa

O Programa de Orientação para Aposentadoria foi instituído pelo Decreto nº 37.944, de 5 de janeiro de 2017, com a proposta de acolher e preparar os servidores da administração pública para o período pós-carreira. Os órgãos interessados em ingressar no programa acionam a Subsaúde, que prepara ações personalizadas conforme cada caso e necessidade. Com base nos dados fornecidos pelas pastas, é elaborado um cronograma de atividades como palestras, oficinas e cursos.