Valores estão sendo depositados conforme contracheque de julho de forma linear para todas as categorias
O Governo do Distrito Federal (GDF) começou a pagar nesta terça (2), o reajuste dos servidores sancionado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) em abril. Os contracheques com os novos valores já estão disponíveis para consulta on-line. Cargos comissionados tiveram um reajuste de 25% no valor bruto, e os efetivos 6%, sendo a primeira de três parcelas que totalizam 18% de aumento.
A medida atinge mais de 220 mil servidores efetivos, comissionados, aposentados e também pensionistas. “O governador Ibaneis assumiu o compromisso e já começou a cumprir. Tudo dentro de um projeto de responsabilidade fiscal e orçamentária”, afirma o secretário de Planejamento, Orçamento e Administração, Ney Ferraz Júnior.
O impacto orçamentário do reajuste foi estimado em mais de R$1,3 bilhão ao ano. “Ao final dos três anos, teremos investido acima de R$5,3 bilhões só com a folha de pagamento”, contabiliza Ferraz.
Para os servidores da Seplad, o pagamento já corrigido será depositado nesta quarta (2). Já os servidores da Saúde e da Educação, o pagamento será feito no 5° dia útil do mês e outros órgãos já pagaram nesta terça-feira (1º). “Cada órgão tem a data correta para pagar os salários, mas todos eles têm o compromisso por lei de depositar até o 5 dia útil de cada mês subsequente”, explica o secretário executivo de Gestão Administrativa, Angelo Roncalli.
OUTRAS CONQUISTAS
Em quase cinco anos de gestão, os servidores públicos tiveram muitas conquistas. Além do reajuste salarial pago agora, as categorias ganharam: um plano de saúde (GDF Saúde); a conversão anual de 30 dias da licença prêmio em pecúnia; reajuste de 60% do tíquete alimentação; oferta de cursos superiores pela Escola Superior de Gestão (ESG), além de mais de 540 cursos de capacitação pela Escola de Governo (Egov); além de mais de 19 mil convocações de servidores concursados e temporários de diversas áreas.
Nesta segunda-feira (31), pela manhã, o governador Ibaneis Rocha assinou decreto de nomeação de 500 monitores para atuar nas escolas públicas do DF. À tarde, ele assinou a nomeação de mais 200 servidores da Educação, secretários escolares e apoio administrativo. Todos ingressam com o salário reajustado.
“Esse é um governo que fez muito mais que outros tantos. Estamos investindo na valorização do servidor, em obras, fomentando a economia local e sempre, como determina o governador Ibaneis, de olho no futuro da nossa cidade”, arremata o secretário de Planejamento, Ney Ferraz.