Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
3/05/17 às 17h23 - Atualizado em 14/11/18 às 16h24

Servidores da CGDF recebem orientações para aposentadoria

A Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (Subsaúde), vinculada à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), realizou, nesta quarta-feira (3), palestra que inaugura o Programa de Orientação para Aposentadoria para os servidores da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). O programa foi instituído pelo Decreto nº 37.944, de 5 de janeiro de 2017, e tem como objetivo preparar os servidores, em diversos aspectos, para os desafios do período pós-carreira. O evento foi realizado na Escola de Governo do Distrito Federal.

Na palestra, a equipe da Subsaúde destacou a importância do planejamento psicológico e financeiro — necessários para que a transição ocorra de maneira saudável e tranquila. Outro ponto abordado foi a necessidade da criação de novos projetos de vida que valorizem o convívio social, os cuidados com a saúde e relações familiares e afetivas. As dicas são um estímulo para que os servidores comecem a se preparar, preferencialmente com antecedência, para a mudança de rotina.

O programa

A Seplag, por meio da Subsaúde, oferece ações do Programa de Orientação para a Aposentadoria a todos os órgãos da administração direta, autárquica e fundacional no Distrito Federal.

Para ingressar no programa, os órgãos devem enviar ofício à Subsaúde, com justificativa das demandas e dados dos perfis gerais de servidores interessados. As atividades serão personalizadas conforme cada caso e necessidade: com base nos dados fornecidos, a Subsaúde elabora um cronograma, com atividades como palestras, oficinas e cursos.

Caso ainda não haja ações do programa no órgão de lotação, servidores interessados podem participar do Grupo Psicoeducativo de Preparação para a Aposentadoria — ação permanente da Subsaúde. O agendamento deve ser feito no número (61) 3349-3972. 

Governo do Distrito Federal