Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
30/08/23 às 15h57 - Atualizado em 11/09/23 às 17h16

Seplad realiza dimensionamento de pessoal para Sefaz

Mapear aptidões dos servidores visa adequação, melhora da força de trabalho e qualidade de vida

 

A partir da próxima segunda-feira (4), a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) vai lançar o programa de Dimensionamento de Pessoal da Secretaria de Fazenda (Sefaz). A iniciativa faz parte de um trabalho de melhor distribuir a força dos servidores dentro dos órgãos públicos do GDF.

 

O secretário executivo de Gestão Administrativa da Seplad, Angelo Roncalli, explica que o dimensionamento é uma ferramenta importantíssima de gestão de pessoas. “É um trabalho contínuo para decisões estratégicas de gestão. Isso abrange otimização da força de trabalho, sustentando negociações, melhorando o uso de recursos, capacitação e cultura organizacional”.

 

 

Roncalli afirma que o processo resulta em indicadores, descrições e relatórios que traçam o perfil de toda a equipe, incluindo estimativas de pessoal ideal, perfil, complexidade das tarefas, entre outros. “Representa um conjunto coordenado de ações que leva ao autoconhecimento da unidade e auxilia na tomada de decisões embasadas para gestores e servidores”, detalha.

 

A diretora de dimensionamento da Força de Trabalho da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), Mirian Beneton Valim, reforça que o dimensionamento é um processo estratégico e essencial que visa encontrar o equilíbrio perfeito entre o capital humano disponível e as necessidades operacionais dos órgãos do GDF.

 

“Ao ter compreensão clara das necessidades operacionais e da capacidade dos recursos disponíveis, os gestores podem distribuir o trabalho de maneira equilibrada, de acordo com as competências necessárias, evitando sobrecargas ou ociosidade”, alerta Mirian. “Isso não apenas melhora a produtividade, mas principalmente fortalece o moral da equipe, já que os servidores passam a sentir-se valorizados e apoiados, o que desperta o sentimento de pertencimento”, aponta.

 

A secretária executiva de Gestão, Logística e Finanças da Sefaz, Gilvanete Mesquita, acredita que a conclusão dos trabalhos de dimensionamento será um grande aliado para a gestão da pasta. “A carreira de auditor possui função específica, mas é preciso ouvir o servidor e entender suas aptidões. Dessa forma, vamos encontrar a lotação ideal dele na Sefaz”, acredita. “Agindo assim, é certo que teremos aumento do rendimento, com a melhora da força de trabalho e ainda da qualidade de vida do servidor”, completa.

Governo do Distrito Federal