Treinamento busca incentivar o uso correto da ferramenta de extração de dados. Cerca de 100 servidores de 30 órgãos estão inscritos
Créditos: Simone Avancine/Egov
As primeiras turmas do curso de capacitação em Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) do ano de 2023 iniciaram suas atividades nesta segunda-feira (21). As aulas estão sendo ministradas na Escola de Governo do DF (Egov) e destinadas a servidores lotados em mais de 30 órgãos do GDF.
“Nosso objetivo com esses treinamentos é evitar erros. Temos um sistema de gestão de pessoas com mais de 20 anos, por isso, nossa preocupação em revisar procedimentos, capacitar e esclarecer dúvidas para que todos possam desenvolver um bom trabalho, com poucas ou nenhuma falha”, explica o secretário executivo de Gestão Administrativa, Angelo Roncalli.
As aulas que iniciaram nesta segunda (21) serão ministradas até a sexta (25). O foco é capacitar os servidores para atuar com o “Extrator de Dados do Sistema Único de Gestão de Recursos Humanos (Sigrh) do GDF”, que existe desde 2018. “A ferramenta de extração de dados fornece informações on-line aos setores de gestão de pessoas e também possibilita monitorar e corrigir informações relativas ao cadastro e pagamento dos servidores”, detalha o chefe da Unidade de Administração da Folha de Pagamento, Paulo Eduardo da Silva.
Avaliação
O curso está sendo ministrado pelas servidoras da carreira de Políticas Públicas e Políticas Governamental, Teresa Cristina e Bruna Bessa. “A partir do extrator, o servidor vai poder gerar um relatório para que o gestor de alguma secretaria possa saber como está a pasta dele. Além disso, é preciso incentivar a área de gestão a buscar capacitação para produzir melhor”, explica a gestora Teresa Cristina.
Ao participar do curso pela primeira vez, o gestor de Estratégias de Políticas Sociais da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Eduardo Castro, elogiou as aulas. “O curso é bom para aprender mais sobre o sistema do GDF e, consequentemente, melhorar o atendimento ao público”.
O curso tem limitação de 25 pessoas por turma e recebeu 95 inscrições para essa edição. A Seplad estudo abrir novas turmas nos próximos meses. (https://egov.df.gov.br/)