25/04/19 às 16h51 - Atualizado em 26/04/19 às 12h44

SEFP realiza capacitação para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023

O Governo do Distrito Federal (GDF) já iniciou os trabalhos de elaboração do próximo Plano Plurianual (PPA 2020-2023). A fase de discussão interna da proposta, que culminará no envio do projeto de lei à Câmara Legislativa do Distrito Federal, está em andamento desde o mês de março. Desde o dia 26 de março todas as unidades orçamentárias do governo envolvidas na elaboração da proposta passaram por treinamentos teóricos e práticos. As atividades se encerram nesta quinta-feira (25/4), com a realização de oficina na Escola de Governo do Distrito Federal.

O objetivo das reuniões, que são coordenadas pela Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão (SEFP), é repassar informações aos servidores das áreas técnicas e iniciar as discussões sobre a elaboração do PPA 2020-2023. Além disso, os servidores estão sendo capacitados para utilização do Sistema PPA web.

O PPA web foi desenvolvido pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SUTIC/SEFP) em parceria com a Subsecretaria de Planejamento, da Secretaria Adjunta de Planejamento/SEFP. A ferramenta tecnológica será utilizada pela SEFP e pelas unidades para inserção direta das informações do PPA, em substituição aos formulários em word.

De acordo com a subsecretária de planejamento da SEFP, Joseilda Mendes: “o Sistema PPA web facilitará a tarefa de consolidação e edição das informações, deixando o processo de elaboração mais célere e eficaz. Além disso, visa melhorar a comunicação da SEFP com as unidades e facilitar o acompanhamento das políticas públicas”.

Sobre o PPA

O Plano Plurianual é o principal instrumento de elaboração das políticas públicas governamentais. Ele define as metas, os objetivos e as diretrizes do governo para o período de quatro anos. Sua elaboração serve de balizamento das políticas de todas as áreas de atuação governamental, como por exemplo, saúde, transporte, segurança pública, desenvolvimento social e urbano, meio ambiente e gestão pública.

Confira como foi a capacitação para cada área:

Evento 1- Reuniões preparatórias de nivelamento teórico – Ciclo de Planejamento e Metodologia do PPA 2020-2023.

• 26/03/2019: Áreas: Social, Saúde, Educação e Segurança.
  • 27/03/2019: Áreas: Transporte, Infraestrutura, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Esporte, Lazer e Turismo.
  • 28/03/2019: Área: Gestão Pública e Administrações Regionais.

Evento 2-  Reuniões Temáticas para elaboração do Plano Plurianual 2020-2023, com definição dos atributos do PPA da Unidade. Horário: 9h30 às 12h

• 16/04/2019: Áreas Saúde, Educação e Segurança.
  • 17/04/2019: Áreas Transporte, Infraestrutura  e Meio Ambiente.
  • 23/04/2019: Áreas Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnologia.
  • 24/04/2019: Áreas Social e Gestão Pública.
  • 25/04/2019: Área Setorial (Secretaria de Atendimento à Comunidade e Administrações Regionais).

Evento 3 –  Treinamento prático para utilização do Sistema Plano Plurianual – PPA-WEB – Laboratório de informática – EGOV. Horário: 14h30 às 18h

• 16/04/2019: Áreas Social, Educação e Segurança.
  • 17/04/2019: Áreas de Transporte, Infraestrutura e Meio Ambiente.
  • 23/04/2019: Áreas de Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Saúde.
  • 24/04/2019: Área de Gestão Pública.
  • 25/04/2019: Secretaria de Atendimento à Comunidade e Administrações Regionais.