A Secretaria de Economia informa que envia avisos de cobrança aos contribuintes por e-mail, SMS e Telefone. As mensagens são encaminhadas para lembrar de atraso no pagamento do IPTU, IPVA ou outros débitos com a Receita do DF. A Secretaria não envia boletos.
Nos avisos, são informados os débitos em atraso e as possíveis consequências do não pagamento, como a negativação do nome em virtude da inscrição em dívida ativa e possível envio a protesto. Para as empresas, há ainda o risco de cancelamento de benefícios fiscais.
Nas mensagens enviadas pela SEEC, o título é: “O PAGAMENTO DO SEU IPTU ESTÁ ATRASADO” – sendo substituído caso seja sobre outro imposto. O link no texto é seguro e encaminha o usuário para o site da Receita: www.receita.fazenda.df.gov.br.
Os boletos para pagamento podem ser emitidos pelo site da Receita ou pelo aplicativo SeFaz. O cidadão também pode procurar presencialmente uma das agências da Secretaria de Fazenda ou postos do Na Hora para regularizar seus débitos.