20/01/21 às 17h55 - Atualizado em 20/01/21 às 18h06

Secretarias de Economia e Educação discutem a saúde mental dos professores

Principal objetivo da live foi promover um espaço de reflexão: ato faz parte do calendário do Janeiro Branco

Professores e servidores da comunidade escolar participaram, na manhã desta quarta-feira (20), da live Janeiro Branco. O debate, uma parceria entre as Secretarias de Economia e de Educação, tratou sobre cuidados com a saúde mental dos servidores.

Durante o encontro on-line, transmitido pelo canal da Secretaria de Educação no YouTUbe, Adriana Faria, secretária executiva da Subsecretaria de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali) da Secretaria de Economia, destacou a importância da campanha: “É indispensável que a gestão leve em consideração a saúde mental dos servidores”, afirmou, ao falar do Janeiro Branco, mês em que se realizam várias ações de reflexão e conscientização sobre o tema.

Na ocasião, a secretária também falou sobre a recém-criada Subsecretaria de Saúde Física do Servidor Público.

Luiz Caio Bezerra, Diretor de Acompanhamento e Apoio ao Servidor, da Secretaria de Educação, elogiou a iniciativa conjunta das duas pastas: “Essa parceria permite a expansão de ações que terão um reflexo no desenvolvimento dos servidores”.

Idalmo Santos, subsecretário de Gestão de Pessoas da Secretaria de Educação, destacou que a informação é uma arma poderosa para lidar com o estresse. “O Janeiro Branco traz ações de promoção da saúde e qualidade de vida, é a valorização do trabalho dos professores”, afirmou. “A saúde mental é fundamental para o funcionamento do organismo, faz parte da saúde integral do ser humano e completa o bem-estar físico e social”, acrescentou.

A psicóloga Jacqueline Ferraz, da Secretaria de Economia, também participou da live. “Se antes da pandemia saúde mental já era um tema necessário, hoje é urgente. É preciso dar visibilidade a este tema”, afirmou, ao detalhar todos os serviços de saúde mental que a Secretaria de Economia oferece hoje, por meio da Subsaúde, para todos os servidores do GDF.

Karinne Borges, psiquiatra da Secretaria de Economia, deu várias dicas sobre o tema: “Quando buscar ajuda profissional? Quando você percebe sofrimento, quando você nota comprometimento da sua qualidade de vida, do desempenho no trabalho, das relações sociais, quando há, por exemplo, abuso no consumo de álcool”. Ela também falou da importância de cada um assumir a responsabilidade do autocuidado, que inclui a prática de atividades físicas.

Confira a programação Janeiro Branco:

• Dia 26/1: Visita de psicólogas à Secretaria da Mulher para promover esclarecimentos sobre aspectos que envolvem a saúde mental;

• Dia 27/1, às 10h: Palestra “Como cuidar da Saúde Mental no Contexto da Covid-19?”, para servidores da Secretaria da Mulher, transmitida para todos os servidores do GDF pelas redes sociais;

• Dia 2/2, às 15h: Palestra “Vamos conversar sobre Depressão, Ansiedade e Síndrome de Burnout?”, para servidores da Secretaria da Mulher, transmitida para todos os servidores do GDF pelas redes sociais;

• Dia 23/2, às 10h: Palestra “Violência Doméstica no contexto da Pandemia da Covid-19”, para servidores da Secretaria da Mulher, transmitida para todos os servidores do GDF pelas redes sociais.

Além dessas ações, a Secretaria de Economia oferece serviços continuados em saúde mental:

• Plantão on-line para acolhimento psicológico: para acessar, basta que o servidor interessado envie pedido para o e-mail: plantao.saudemental@economia.df.gov.br

• Acolhimento psicológico on-line para servidores do GDF que percebam o uso abusivo de substâncias lícitas ou ilícitas. Para acessar, basta que o servidor envie mensagem para o e-mail: acolhimentoabusodesubstâncias@economia.df.gov.br

• Atendimento psiquiátrico individual on-line e psicológico individual e em grupo on-line para servidoras do GDF que tenham interesse em cuidados com a saúde mental materna. Para acessar, basta que a servidora envie solicitação para o e-mail: saudementalmaterna@economia.df.gov.br ou mensagem para o número (61) 98141-7397;

• Acolhimento multiprofissional on-line aos servidores efetivos acometidos pela COVID-19. Basta enviar pedido para o e-mail: acolhimento.saude@economia.df.gov.br

• Serviço de aconselhamento psicológico presencial no Palácio do Buriti, com agendamento feito pelo e-mail: acolhimentopsi@economia.df.gov.br

• Grupo de acolhimento e escuta qualificada para servidores do GDF, que acontece uma vez por mês, no Espaço de Acolhimento, localizado no 16º andar do Anexo do Buriti, sala 1615. As inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail: acolhimentopsi@economia.df.gov.br

• Cartilhas psicoeducativas disponíveis no site da Secretaria de Economia, no link Qualidade de vida/Biblioteca com textos que tratam de vários temas, como ansiedade, insônia, luto e saúde de crianças e idosos, entre outros.

• Todas as palestras realizadas on-line estão disponíveis no canal da Secretaria de Economia no YouTube, com temas relevantes para a qualidade de vida e bem-estar dos servidores.