28/05/21 às 13h29 - Atualizado em 5/09/22 às 16h35

Secretaria de Economia apresenta novo espaço da Academia Buriti

Além do espaço, onde servidores do GDF poderão participar das aulas presenciais, foi inaugurada a sala de descompressão no Anexo do Buriti

A Secretaria de Economia apresentou, nesta quinta-feira (27), o novo espaço da Academia Buriti, em um local mais amplo e adequado para receber os servidores do GDF em aulas presenciais, que acontecerão a partir de junho.

Durante a cerimônia, os professores da Academia Buriti fizeram apresentações das modalidades oferecidas: Taekwondo, Kickboxing, Jiu-Jitsu, Karatê, Arnis Kali, Boxe, defesa pessoal e funcional. Atualmente, as aulas são on-line e transmitidas pelo Canal da Secretaria de Economia no YouTube, por profissionais renomados nacional e internacionalmente.

Lançada há 9 meses, a Academia Buriti é um projeto coordenado pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali). Segundo a secretária executiva da Sequali, Adriana Faria, o projeto foi criado para incentivar a prática de atividades físicas e cuidar da saúde mental dos servidores em tempos de pandemia. “Esta é uma ação inovadora e mostra como o GDF dá importância à qualidade de vida do servidor. Mostra a atenção às pessoas, pois é um espaço para nossos servidores, que merecem ser valorizados”, afirmou Adriana.

Presente no evento, Rogério Sampaio, diretor geral do Comitê Olímpico Brasileiro, destacou os benefícios das artes marciais. “Falar das artes marciais é falar sobre equilíbrio emocional, força, bem-estar e relacionamento interpessoal. A prática de esporte é um benefício imensurável”, destacou o atleta.

A Academia Buriti foi ganhando cada vez mais adeptos. Parceira do projeto, a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, já participou de dois exames de faixa no taekwondo, tendo conquistado a faixa verde há poucos dias. “Estar aqui é muito emocionante, vendo no que se tornou a nossa Academia Buriti. Nossos mestres sabem como nos manter ativos, resilientes e perseverantes”, contou. “Sinto-me honrada por fazer parte desta história”, acrescentou a secretária.

Para o secretário de Economia do DF, André Clemente, idealizador do projeto e praticante das artes marciais, o esporte muda vidas. “As pessoas passam a ter mais princípios, se tornam mais fortes por dentro e por fora. E o Estado tem essa obrigação de apoiar, de dar oportunidades e de unir as pessoas. Esse espaço é para todos”, enfatizou o secretário, aluno assíduo das aulas.

Estiveram presentes no evento autoridades como o comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Márcio Vasconcelos; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), coronel William Bomfim; os secretários de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Pereira; de Turismo, Vanessa Mendonça; de Esporte, Giselle Ferreira; de Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos; além de mestres e professores de artes marciais e atletas.

Um time de peso

No tatame da Academia Buriti, alguns dos profissionais contam com currículo internacional.

É o caso do grão-mestre André de Oliveira, que comanda a Subsecretaria de Saúde Física para o Servidor Público (Subativ), 8º Dan faixa preta, com 45 anos de experiência. Para conhecer mais sobre os professores, acesse: www.economia.df.gov.br/academia-buriti.

Academia em números

– 9 meses de funcionamento
– 8 modalidades disponíveis
– 3 exames de graduação on-line
– 300 aulas ministradas
– 24.616 acessos às aulas on-line

Clique aqui e confira a grade horária da Academia Buriti.

Dia de grandes conquistas

Na manhã desta quinta-feira (27), a Secretaria de Economia também entregou aos servidores do GDF a Sala de Descompressão do Anexo do Buriti. O espaço fica no 7º andar do edifício, na sala 702, e conta com pufs, livros, televisão e cadeiras de massagem. O objetivo é que os servidores tenham um espaço de relaxamento adequado. O local respeitará as medidas de segurança impostas pela pandemia.