30/04/20 às 15h19 - Atualizado em 30/04/20 às 15h19

Saúde recebe doação de máscaras produzidas pelo Senac

Foram entregues 5,7 mil unidades e outras 3 mil devem chegar nesta quinta-feira (30)

Pasta já conta com cerca de 12 mil máscaras produzidas pelo Senac | Foto: Geovana Albuquerque / Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde recebeu, nesta quarta-feira (29), a doação de mais 5,7 mil máscaras cirúrgicas produzidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF). Outras 3 mil devem chegar à pasta nesta quinta-feira (30). Somadas às 3 mil recebidas na última semana, a pasta completa um total de quase 12 mil máscaras doadas pela instituição como forma de combater a disseminação do coronavírus.

As doações são centralizadas na Secretaria de Saúde e a distribuição é feita pela Subsecretaria de Logística, de acordo com a necessidade de cada local. De acordo com a subsecretária Mariana Rodrigues, uma remessa de três mil máscaras doadas pelo Senac foram entregues semana passada e já distribuídas.

“Todas as máscaras seguem a recomendação do Ministério da Saúde e foram produzidas por alunos e instrutores das unidades do Senac de Sobradinho, Santa Maria e unidades móveis”, ressaltou a chefe de gabinete da Fecomércio-DF, Karine Câmara, que fez a entrega simbólica dos insumos aos secretários de Saúde, Francisco Araújo, e de Economia, André Clemente.

Segundo Francisco Araújo, as máscaras serão entregues aos profissionais da Secretaria de Saúde. “Essa doação é muito importante porque todos sabem que temos que está bem preparados para o enfrentamento à pandemia e os nossos profissionais de saúde estão na linha de frente desse desafio. Esse EPI é dos mais consumidos e o estoque tem que está senhores bem abastecido. Além disso, é importante que as pessoas, de um modo geral, estejam habituadas ao uso da máscara, para evitar a propagação do coronavírus”, destacou.

Parceria

Conforme destaca o secretário de Economia, a crise por qual estamos passando tem ensinado como o governo e as entidades trabalhando juntos podem fazer uma Brasília melhor.

“Essa máscara tem um simbolismo que é a união do setor produtivo, pois enquanto elas estão sendo fabricadas, empregos são gerados e a economia está girando. Mais uma vez, a Economia e a Saúde integradas”, disse.

O material doado foi confeccionado seguindo às recomendações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As máscaras foram produzidas em TNT 100% poliptopileno e TNT 100% SMS atóxico, barreira bacteriana BFE, com capacidade hidro-repelente, gramatura 50 g/m2 e na cor azul para a parte interna.

* Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Agência Brasília