Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
17/01/23 às 18h36 - Atualizado em 17/01/23 às 18h36

Saúde mental é tema de seminário destinado a servidores do GDF

Inscrições abertas até 23 de janeiro no site da Egov; objetivo é prevenir e combater adoecimento emocional na administração pública

 

A Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (Subsaúde) da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) realiza, em parceria com a Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), o seminário “Saúde mental: a vida pede equilíbrio”. O evento, destinado a todos os servidores do GDF, acontecerá no auditório da Egov, no dia 26 de janeiro. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site da Egov até 23 de janeiro.

 

A iniciativa faz parte das ações de governo voltadas à campanha nacional Janeiro Branco, maior movimento no Brasil em prol da difusão e conscientização a respeito dos fatores de proteção à saúde emocional. “O seminário tem o objetivo de promover a discussão e reflexão sobre os cuidados com a saúde mental tanto na perspectiva de prevenção do adoecimento emocional quanto nas possibilidades de tratamentos especializados”, destaca a secretária executiva de Gestão Administrativa, Ana Paula Cardoso.

 

De acordo com a psicóloga e gerente de Saúde Mental da Subsaúde, Jacqueline Ferraz da Costa, que será a mediadora do seminário, a temática é de extrema relevância não apenas para a máquina pública, mas para a sociedade como um todo. “Cabe a nós, enquanto gestores, promover, coordenar e elaborar políticas que envolvam temas sensíveis e necessários”, destaca.

 

Segundo Jacqueline, a ideia é chamar a atenção, difundir e ampliar o debate sobre a importância do diálogo em torno dos temas saúde mental e da saúde emocional. “Cuidar da saúde mental é cuidar da vida! Todos somos agentes de psicoeducação e podemos construir uma cultura da saúde mental, inclusive, no trabalho”, acrescenta.

 

A diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino, destaca que a informação é uma das medidas capazes e eficazes para promover a prevenção da saúde mental e combater o adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições. “Um dos objetivos do seminário é fazer com que os servidores se habituem com o tema, visando a promoção da saúde mental para que, assim, possamos contribuir para a redução e até para a eliminação do adoecimento psíquico na vida e no ambiente de trabalho”, enfatiza a diretora.

 

Conteúdo do seminário

 

O seminário é presencial e terá início às 10h do dia 26 de janeiro, com a recepção dos servidores inscritos. Logo em seguida, a mediadora Jacqueline Ferraz da Costa, apresentará “O que é a Campanha Janeiro Branco? ”.

 

Das 11h às 11h20, Marina Rúbia dos Anjos Dias, que é psicóloga e especialista em Saúde da Família e psicoterapia, fará uma breve psicodinâmica. Também servidora do Samu (SES-DF), ela ainda fará a palestra “Saúde Mental e Intervenção em crise”.

 

Para encerrar o seminário, das 11h às 11h20, a mediadora de conflitos Samira Lasbeck de Oliveira Soares, que é mestre em Ciências Ambientais pelo Procam-USP e graduada em direito, vai discorrer sobre o tema “Saúde Mental: a qualidade de vida pela ótica da mediação de conflitos”. Das 11h40 às 12h, será aberto o espaço para perguntas.

 

Serviço

 

Seminário Saúde mental: a vida pede equilíbrio

 

– Data: 26 de janeiro de 2023
– Horário: das 10h às 12h
– Local: Auditório da Escola de Governo
– Inscrições até domingo, 23 de janeiro
– Para realizar a sua inscrição, acesse o link https://sistemas.df.gov.br/EGOV/Cursos.aspx

 

*Com informações da Seplad

Governo do Distrito Federal