Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
22/11/21 às 16h51 - Atualizado em 5/09/22 às 16h35

Publicada Política de Qualidade de Vida da Seec

A Secretaria de Economia (Seec) do Distrito Federal institucionalizou sua Política de Qualidade de Vida (PQVT), por meio da Portaria n. 292, de 4 de novembro de 2021. A norma é uma novidade no âmbito da pasta e reforça o compromisso em oferecer qualidade de vida e bem-estar aos seus servidores.

 

A Portaria 292, publicada no Diário Oficial do DF desta quinta-feira (18), e tem como base as diretrizes gerais do Decreto n. 42.375, de 9 de agosto de 2021, que orienta a concepção, implantação e promoção de Política e Programas de Qualidade de Vida no Trabalho – PPQVT para os servidores do GDF.

 

De acordo com a secretária executiva de Valorização e Qualidade de Vida, Adriana Faria, “ a portaria publicada pela Seec foi feita com base no diagnóstico elaborado a partir da pesquisa de qualidade de vida realizada com os servidores da casa, considerando os anseios, necessidades e expectativas e a própria cultura do órgão”. “Isso permite que a Secretaria de Economia seja mais assertiva nos programas e ações a serem implementados para promover a Qualidade de Vida”, explica Adriana Faria.

 

A política de qualidade de vida da Seec levou em consideração a política de gestão de pessoas e os resultados da pesquisa sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), promovida entre os servidores da pasta.

 

A norma está fundamentada nos valores de reconhecimento profissional, gestão humanizada, compromisso, equilíbrio e bem-estar. Busca ainda proporcionar melhoria contínua das condições e organização do trabalho, fomentar atividades de capacitação e qualificação profissional.

 

Além disso, a política de qualidade de vida da Secretaria de Economia enumera uma série de programas, projetos e ações para o biênio 2021/2022. Entre eles, a Caravana Qualidade de Vida, a Academia do Buriti, clínica do servidor, reformas de espaços físicos do Anexo do Buriti, medalhas Mérito Buriti e Mérito GDF Economia, Programa de Atenção Materno-Infantil, Tempo de Refletir, Momento de Paz, Concurso de Desenho, entre outros.

 

Para acompanhar o desenvolvimento dos programas, foi instituída a Comissão Interna de QVT, que será responsável pela condução da política da Secretaria. A comissão será coordenada pela Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), a quem cabe, a cada seis meses, divulgar na intranet da Secretaria, o resultado da avaliação de impacto dos projetos e ações implementados.

 

A Política de Qualidade de Vida no Trabalho da Secretaria de Economia será revisada a cada dois anos, ou em prazo menor, se houver necessidade.

 

Comitê Distrital de QVT

No diário desta quinta-feira (18) também foi publicada a Portaria n. 291, de 3 de novembro de 2021, que designa os membros do Comitê Distrital de Qualidade de Vida no Trabalho do GDF. São representantes da Secretaria de Economia no comitê distrital de QVT os seguintes servidores:
– Adriana Barbosa Rocha de Faria, da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida, membro titular, e Tatiana Ávila de Oliveira, da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida, membro suplente;
– Jozélia Praça de Medeiros, da Subsecretaria de Valorização do Servidor, da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida, membro titular;
– Ana Paula Delgado De Lima, da Subsecretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida, membro titular;
– Sueli de Moraes, da Subsecretaria de Saúde Física do Servidor, da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida, membro titular;
– Fabíola de Menezes Salomon, da Escola de Governo do Distrito Federal, da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida, membro titular, e Cláudio Akio Watanabe, da Escola de Governo do Distrito Federal, da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida, membro suplente; e
– Leonardo Jonas Fragola, da Coordenação de Ações de Qualidade de Vida, da Subsecretaria de Valorização do Servidor, da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida, membro titular.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Economia

Governo do Distrito Federal