Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
25/05/22 às 16h14 - Atualizado em 1/06/22 às 10h27

Projeto Zero Tabagismo

 

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a data de 31 de maio como o Dia Mundial sem Tabaco. A campanha tem por objetivo principal sensibilizar sobre temas relativos ao uso, abuso e dependência física, psicológica e comportamental do tabaco, além de disponibilizar informações referentes às formas de tratamento e prevenção.

 

 

O tabaco e suas consequências

 

O tabaco pode ser usado de diversas formas e, independentemente do modo de uso, traz prejuízos significativos à saúde. Atualmente, há uma preocupação com dispositivos eletrônicos para fumar e o narguilé, sobretudo, entre jovens.

 

O fumo mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, direta ou indiretamente (fumantes passivos). Contribui para inúmeros processos de adoecimento: problemas cardiovasculares, infecções respiratórias, úlcera gastrointestinal, osteoporose, infertilidade, diferentes tipos de câncer.  Usado durante a gravidez provoca abortos espontâneos, nascimentos prematuros, mortes fetais etc.

 

Além disso, estudos científicos recentes evidenciam que fumantes apresentam maior risco de desenvolvimento de sintomas graves e morte por COVID-19. E, ainda, o tabaco prejudica o meio ambiente, com o envenenamento das águas, poluição das ruas, por meio de produtos químicos, “bitucas” e fragmentos de cigarros eletrônicos.

 

 

Por que parar de fumar?

 

Ao cessar o uso do tabaco, há impactos positivos diretos à saúde em geral, com aumento da capacidade respiratória, digestão mais efetiva, diminuição da tosse, redução dos riscos para diferentes tipos de câncer, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral, melhora do paladar, do olfato, do sistema imunológico e do humor. O seu bolso também agradece, uma vez que não haverá mais gastos com a compra do tabaco.

 

 

Onde buscar ajuda?

 

A Secretaria de Estado de Economia, com o suporte dos profissionais de saúde mental da Subsaúde, vinculada à Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida, propõe projeto específico de atenção aos servidores tabagistas que desejam parar de fumar.

 

As intervenções incluem atividades psicoeducativas, como palestras, oficinas e rodas de conversa a respeito da temática. Os servidores poderão contar com acompanhamento em grupo por psicólogos e tratamento médico-psiquiátrico.

 

Para participar do Projeto Zero Tabagismo, o servidor interessado deve entrar em contato pelo seguinte telefone: (61) 3349 3972.

 

 

Fontes: Instituto Nacional de Câncer e Organização Pan-Americana da Saúde.

Governo do Distrito Federal