25/04/19 às 14h22 - Atualizado em 25/04/19 às 14h49

Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2020 é apresentado em audiência pública

Proposta seguirá para análise da Câmara Legislativa até 15 de maio

A Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão (SEFP) promoveu, nesta quinta-feira (25/4), Audiência Pública do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2020. A apresentação ocorreu no auditório da Escola de Governo do Distrito Federal e contou com a participação de técnicos da SEFP e da população.

Camila Mendes

Durante o evento foram discutidos os principais pontos das diretrizes do orçamento para o próximo ano. A estudante aprovada no concurso do Corpo de Bombeiros do DF, Camila Mendes, destacou a relevância da sessão para a população. “Esse tipo de audiência é muito importante, pois é a oportunidade que temos para explanar nossas necessidades e também para o governo ouvir as demandas da população”, comentou.

O Secretário de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão do DF, André Clemente, enfatizou a importância da audiência pública: “é o exercício da cidadania, é o estado democrático de direito se mostrando atuante, permitindo a participação da população, pois fazemos política através do termômetro das ruas, ou seja, ouvindo o que a população quer”, disse.

Já o Secretário Adjunto de Orçamento Público da SEFP, José Agmar de Souza, afirmou que quanto mais sugestões a população fizer, mais democrática será a proposta. “Aumentamos a quantidade de canais para receber as propostas da comunidade e assim esperamos deixar o texto mais participativo e democrático”, explicou.

As propostas apresentadas pela comunidade na audiência pública serão analisadas pela SEFP e poderão compor o projeto final do PLDO 2020 que será encaminhado à Câmara Legislativa do DF.

A LDO

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estipula as prioridades e metas do governo para o exercício financeiro seguinte. O documento é o elo entre os programas e estratégias do Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Este ano, além da audiência pública, o cidadão poderá fazer suas sugestões on-line e presencialmente nas ouvidorias do governo. O período para envio dessas sugestões vai até o dia 03 de maio de 2019.

Veja como fazer sua sugestão até o dia 3 de maio:

Presencialmente

Sede das Ouvidorias do Governo do Distrito Federal

Participação On-line

Pelo site www.ouv.df.gov.br acessar o ícone “sugestão”, pesquisar o assunto “LDO 2020” e preencher no cadastro

Por telefone

Pela Central de Atendimento 162 (opção 1 – falar com atendente)

Foto: Fabiano Neves