Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
11/10/23 às 8h01 - Atualizado em 19/10/23 às 14h09

O que abre e o que fecha no feriado de Nossa Senhora Aparecida

‌Segurança e emergências médicas funcionarão normalmente, com atendimento ininterrupto. Haverá mudanças na escala do transporte público, assim como em outros serviços do GDF

 

 

Esta quinta-feira (12) é Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e de Brasília, e também Dia das Crianças. Por isso, o funcionamento dos órgãos e serviços do Governo do Distrito Federal (GDF) sofrerá mudanças. O mesmo ocorre na sexta-feira (13), que será ponto facultativo no GDF. A seguir, confira, ponto a ponto, o que abre e o que fecha na capital:

 

‌Saúde

 

Apesar do ponto facultativo no dia 13, as unidades da Secretaria de Saúde (SES-DF) irão funcionar normalmente, assim como no dia 14. Haverá alteração de serviços apenas no dia 12.

 

As emergências dos hospitais regionais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta. O Samu também atende 24 horas, pelo telefone 192.

 

A assistência nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) será interrompida no dia 12, mas segue normalmente no dia 13. A emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) funciona em plantão 24h, de forma ininterrupta, inclusive no sábado, no domingo e no feriado.

 

Não haverá vacinação na quinta-feira. Na sexta, as salas de vacinação estarão abertas normalmente e, no sábado, as equipes da SES-DF farão ações externas. A lista dos locais de atendimento está disponível no site da pasta.

 

As UBSs estarão fechadas no dia 12 e voltam a funcionar normalmente no dia 13. As que funcionam aos sábados estarão abertas no dia 14.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma ininterrupta entre os dias 12 e 15. Já os Caps tipos I e II e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) não abrirão nos dias 12, 14 e 15, apenas no dia 13.

 

As farmácias de alto custo fecham no dia 12, mas abrem normalmente nos dias 13 e 14. Os ambulatórios e as policlínicas atenderão apenas no dia 13.‌

 

Serviço social

 

Os restaurantes comunitários do Recanto das Emas, do Pôr do Sol e de Planaltina abrirão normalmente, nos dias 12 e 13. Os demais estarão fechados na quinta-feira e voltam a atender na sexta.

 

Os centros de Referência de Assistência Social (Cras) fecham no feriado e reabrem na sexta. O Centro Pop, a Unidade de Proteção Social (UPS) e as unidades de acolhimento funcionarão normalmente. O Centro de Convivência estará fechado nos dias 12 e 13.

 

Forças de segurança

 

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) comunica que o funcionamento das forças de segurança e Defesa Civil nos dias 12 e 13 se dará da seguinte forma:

 

A Polícia Militar atua diuturnamente e estará com esquema especial nos locais de realização dos eventos. A população pode acionar o serviço pelo número 190.

 

As 31 delegacias circunscricionais da Polícia Civil do DF estarão em regime de plantão ininterrupto de 24h, assim como as duas delegacias de Atendimento à Mulher (Deam I e II) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II). Funcionarão como Centrais de Flagrante as seguintes unidades: 1ª DP, 5ª DP, 6ª DP, 12ª DP, 13ª DP, 15ª DP, 16ª DP, 18ªDP, 20ª DP, 21ª DP, 24ª DP, 26ª DP, 27ª DP, 30ª DP e 33ª DP.

 

O expediente administrativo do Corpo de Bombeiros funcionará em regime de escala de 24 horas, sem interrupção, atendendo a emergências.

 

Não haverá atendimento ao público nas unidades do Detran-DF. Os servidores que atuam na educação, engenharia e fiscalização de trânsito trabalharão em regime de escala normal. Os serviços online, disponíveis por meio do aplicativo Detran Digital e do Portal de Serviços do Detran-DF, funcionarão normalmente.

 

A Defesa Civil também funcionará em regime de plantão, com equipes de técnicos plantonistas disponíveis 24 horas. Em caso de qualquer intercorrência, o cidadão pode acionar os telefones 193 ou 199.

 

Justiça e Cidadania

 

No feriado e no ponto facultativo, as unidades do Na Hora e do Procon estarão fechadas, assim como os conselhos tutelares e Centro Integrado 18 de Maio. As demandas urgentes dos conselhos tutelares podem ser registradas no Cisdeca, pelo telefone 125. Já as demandas urgentes do Centro Integrado 18 de Maio serão atendidas pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h.

 

‌Os Núcleos do Programa Pró-Vítima estarão fechados. No entanto, atendendo em regime de plantão por meio do telefone 98314-0620.

 

‌Educação

 

Não haverá aulas na rede pública de ensino.

 

‌Transporte

 

O Metrô-DF seguirá um esquema de funcionamento diferenciado no Dia de Nossa Senhora Aparecida.

– Na Estação Central, haverá embarque e desembarque das 7h às 21h;
– Nas demais estações, o embarque e desembarque será das 7h às 19h. Já de 19h às 21h, funcionarão apenas para desembarque;
– Na sexta-feira (13), o funcionamento será normal em todas as estações, das 5h30 às 23h30‌;

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) informa que os horários dos ônibus também terão mudanças;
– Na quinta, as linhas de ônibus vão seguir os horários de domingo e haverá reforço para Rodoviária e Zoológico;
– Na sexta, a operação será normal.

 

Os horários das viagens e rota dos coletivos podem ser conferidos no site dfnoponto.semob.df.gov.br.

 

‌DER-DF

 

Conforme o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), as operações de mobilidade, na Estrada Parque Ceilândia (DF-095/Estrutural), na Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho entre o viaduto de Samambaia e o Viaduto do Pistão Sul, e na BR-070 serão suspensas na quinta-feira (12) e realizadas normalmente na sexta (13).

 

O tradicional Eixão do Lazer estará aberto ao público no dia do feriado nacional, entre 6h e 18h, e volta a receber veículos na sexta. Em relação ao atendimento ao público, não haverá expediente no Setor de Multas e Penalidades e Protocolo nos dias 12 e 13.

 

‌Lazer

 

O Zoológico funcionará normalmente no feriado desta semana – das 8h30 às 17h. A bilheteria encerra a venda de ingresso às 16h. O Jardim Botânico de Brasília também não terá alterações no funcionamento – está aberto das 9h às 17h, com entrada permitida até as 16h30.

 

‌O Planetário de Brasília terá uma programação especial para o Dia das Crianças. A partir de 9h30, haverá a oficina “Pintando os Planetas”, dirigida aos pequenos de 6 a 8 anos. São 25 vagas preenchidas por ordem de chegada.

 

‌A partir das 14h30, ocorre a oficina do carrinho foguete, com 25 vagas para a criançada de 8 a 12 anos – também preenchidas por ordem de chegada. Para participar, basta levar duas garrafas de refrigerante de 2 litros iguais e montar o foguete com a orientação da equipe. As crianças também poderão participar das sessões e conhecer o acervo do Planetário, além de que o ônibus da Reciclotec vai oferecer pintura de rosto.

 

‌Cultura

 

– A Casa do Cantador estará aberta no dia 12 e recebe a Batalha do Cantador, das 19h às 23h. No dia 14, ocorre o Sabadão do Forró, das 20h à 1h. No dia 13 e 15, o espaço estará fechado;
– O Museu Vivo da Memória Candanga estará fechado nos dias 12 e 15, e abre nos dias 13 e 14, das 9h às 17h;
– O Complexo Cultural Samambaia fecha nos dias 12 e 15, e abre nos dias 13, das 14h às 23h, e 14, das 8h às 19h;
– O Espaço Cultural Renato Russo terá uma programação especial para as crianças no dia 12, das 11h às 18h. Nos dias 13, 14 e 15, abrirá normalmente, das 10h às 20h. A gibiteca estará aberta apenas no dia 14, das 10h às 17h;
– O Museu do Catetinho abre nos dias 12, 14 e 15, das 9h às 17h, e fecha no dia 13;
– O Eixo Cultural Ibero-Americano fecha no dia 12 e abre nos demais;
– O Memorial dos Povos Indígenas abre nos dias 12, 14 e 15, das 9h às 17h, e fecha no dia 13;
– A Biblioteca Pública de Brasília abre apenas no dia 14, das 7h30 às 13h30, assim como o Centro de Dança, que também só abre no dia 14, das 8h às 22h;
– Funcionarão normalmente a Concha Acústica, das 9h às 18h; o Museu de Brasília, das 10h às 19h; o Centro Cultural Três Poderes e o Espaço Oscar Niemeyer, das 9h às 17h;
– O Complexo Cultural de Planaltina, a Biblioteca Nacional de Brasília e o Museu Nacional da República estarão fechados entre os dias 12 ao 15.

 

Trabalho

 

As agências do trabalhador estarão fechadas no Dia de Nossa Senhora Aparecida, mas voltam a funcionar normalmente, das 8h às 17h, no ponto facultativo.

 

‌Ceasa

 

Funcionará normalmente.

 

‌BRB

 

As agências e correspondentes bancários não abrirão no dia 12, mas voltam a funcionar normalmente no dia 13 – das 11h às 16h, no caso das agências, e das 8h30 às 17h, em relação aos correspondentes (com exceção das unidades instaladas nos postos do Na Hora, que prestam atendimento das 8h30 às 18h30).

 

‌O Mirante da Torre de TV não terá mudança no funcionamento nesta semana e abre, de terça a domingo, das 9h às 18h45. A Fonte Luminosa também mantém os horários normais: sábados e feriados, das 9h às 22h, sem intervalo; terça a sexta-feira, das 9h às 14h e 16h às 22h; e domingo, das 9h às 20h, também sem intervalo.

 

Água e energia

 

A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) informa que não haverá expediente nos dias 12 e 13, mas as equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão. Também não haverá atendimento nos escritórios e postos do Na Hora. O App, o site e o telefone 115 funcionam ininterruptamente.

 

‌A Neoenergia comunica que os serviços presenciais não estarão disponíveis nos dias 12 e 13 e que as equipes de operação trabalharão em esquema de plantão. Porém, salienta que os clientes podem buscar os canais digitais, que oferecem mais de 50 funcionalidades.

 

‌Limpeza Urbana

 

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) informa que as unidades operacionais funcionarão normalmente. Estarão em operação a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), o Aterro Sanitário de Brasília (ASB) e as usinas de compostagem, além das instalações de recuperação de recicláveis (IRRs), transbordos e gerências de limpeza. Os papa-entulhos também permanecem abertos.

 

‌As coletas convencional e seletiva seguem cronograma normal, conforme disponibilizado neste link.

 

‌Parques

 

Conforme o Instituto Brasília Ambiental, todas as unidades de conservação administradas pela autarquia funcionam normalmente nos dias 12 e 13.

 

– Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: aberto todos os dias, das 6h às 18h;
– Parque Ecológico de Águas Claras: aberto todos os dias, das 5h às 22h;
– Parque Ecológico Areal: aberto todos os dias, das 6h às 18h;
– Parque Ecológico da Asa Sul: aberto todos os dias, das 6h às 20h;
– Parque Distrital das Copaíbas: aberto todos os dias, das 8h às 18h;
– Parque Ecológico Cortado: aberto todos os dias, das 6h às 20h;
– Monumento Natural Dom Bosco: aberto todos os dias, das 6h às 20h;
– Parque Ecológico Ezechias Heringer: aberto todos os dias, das 6h às 22h;
– Parque Recreativo do Gama: aberto todos os dias, das 6h às 18h;
– Parque Ecológico do Lago Norte: aberto todos os dias, das 6h às 18h;
– Parque Ecológico Olhos D’água: aberto todos os dias – portão principal, das 5h30 às 20h, e portões laterais, das 6h às 18h;
– Parque Ecológico do Paranoá: aberto todos os dias, das 6h às 18h;
– Parque Ecológico Península Sul: aberto todos os dias, das 6h às 22h;
– Parque Ecológico do Riacho Fundo: aberto todos os dias, das 6h às 18h;
– Parque Ecológico Saburo Onoyama: aberto todos os dias, das 6h às 18h;
– Parque Ecológico Sucupira: aberto todos os dias, das 6h às 20h;
– Parque Ecológico Três Meninas: aberto todos os dias, das 7h às 18h;
– Parque Ecológico Veredinha: aberto todos os dias, das 6h às 22h.

Governo do Distrito Federal