Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
10/05/21 às 14h32 - Atualizado em 5/09/22 às 16h35

Maio Verde e Amarelo: Palácio e Anexo do Buriti receberão iluminação especial

O Palácio do Buriti e o Edifício Anexo receberão iluminação especial durante o mês de maio para chamar atenção sobre a prevenção dos acidentes de trânsito e do Glaucoma. Até o dia 22 os prédios serão iluminados de amarelo e, do dia 23 ao dia 31, na cor verde.

 

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) é um dos apoiadores do Maio Amarelo. Na edição deste ano, o tema é “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito”.

 

O órgão está programando para o mês atividades de fiscalização e educação de trânsito com o intuito de sensibilizar a população sobre o tema. As ações incluem a iluminação dos principais monumentos da capital federal com a cor amarela: Congresso Nacional, Catedral de Brasília, Palácio do Buriti, Memorial JK, STF, Palácio do Planalto, Palácio do Itamaraty, Museu Nacional e Torre Digital.

 

Já o Maio Verde é patrocinado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG). A “Campanha 24 horas pelo Glaucoma” visa chamar a atenção da população para a doença que atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta e é motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão.

 

O ponto alto será a realização de uma maratona nas redes sociais, no dia 22 de maio (sábado). O projeto 24 horas pelo glaucoma será uma plataforma digital, que concentrará ao longo de um dia, uma série de produtos e serviços que trarão conteúdos relevantes para pacientes e familiares, profissionais da saúde, médicos e gestores públicos e privados. O evento, que já conta com o apoio de várias entidades médicas e da sociedade civil, bem como de personalidades (atores, cantores, atletas, comunicadores), acontecerá quatro dias antes da celebração do Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (26 de maio).

 

Para saber mais sobre a iniciativa do CBO e da SBG, os interessados podem acessar o site do projeto (https://www.24hpeloglaucoma.com.br/). Nesta página, ficarão disponíveis a programação do evento, a lista dos participantes, uma sessão de perguntas e respostas sobre o tema e vídeos com depoimentos de médicos especialistas comentando dúvidas recorrentes da população.

 

O CBO solicitou apoio ao Governo do Distrito Federal com a iluminação dos órgãos públicos e divulgação nos seus meios de comunicação sobre a importância do diagnóstico precoce.

 

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, no Brasil, mais de 1 milhão de pessoas têm a doença e quase a metade desconhece sua condição por ser um transtorno de evolução silenciosa, sem dor ou incômodo em sua fase inicial.

 

A iluminação do Anexo do Buriti e do Edifício Vale do Rio Doce, no Setor Bancário Norte, foram providenciadas pela Secretaria Executiva de Gestão Administrativa, da Secretaria de Economia.

Governo do Distrito Federal