Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
29/06/23 às 10h35 - Atualizado em 29/06/23 às 14h52

Live orienta produção de documentos oficiais conforme novo manual

Vídeo completo está disponível no canal do YouTube da Seplad e destaca a elaboração de despachos, memorandos e minutas.

 

Nesta quarta-feira (28), a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) promoveu mais uma live – transmitida pelas redes sociais – para esclarecer o conteúdo do novo Manual de Comunicação Oficial do Governo do Distrito Federal. A publicação instituída por decreto do governador Ibaneis Rocha já está em vigor desde a última sexta-feira (23).

 

Por cerca de uma hora e meia, a coordenadora de Gestão Documental, Informação e Conhecimento, Eliane Silva de Oliveira; e a chefe da Unidade Central de Gestão do Processo Eletrônico e Inovação, Lucirene Carneiro, detalharam a elaboração correta de documentos no Sistema Eletrônico de Informações (SEI-DF). Essa é apenas a primeira de uma série que tem por objetivo demonstrar as boas práticas para uso e compreensão do que é disposto no manual”, destaca o subsecretário de Administração Geral, Daniel Izaias de Carvalho, durante a abertura do evento.

 

“Essa live busca dirimir dúvidas que surgiram nesses primeiros dias de vigência do novo manual como atualização dos documentos modelos, produção de despachos, competência para assinatura de documentos e elaboração de minutas”, explica a coordenadora de Gestão Documental, Informação e Conhecimento, Eliane Silva de Oliveira.

 

Utilizando de exemplos práticos, Eliane mostrou como elaborar despachos, minutas de documentos e destacou como esses documentos devem se apresentar na árvore de processos SEI e como auxiliam no entendimento da instrução processual. “É preciso conhecer o manual para aplicar na produção de documentos, na otimização da instrução processual e no auxílio da tomada de decisão de forma mais rápida e eficiente. O manual não é algo estático, está em construção e todos os órgãos e entidades podem contribuir com suas dúvidas, experiências e necessidades.”, reforçou.

 

A chefe da Unidade Central de Gestão do Processo Eletrônico e Inovação, Lucirene Carneiro, disse que outras lives estão sendo programadas para ampliar a divulgação do novo manual.

 

“É importante que os servidores, equipes e gestores leiam esse manual, em especial aqueles que trabalham cotidianamente com a produção de documentos para que entendam os tipos de documentos e a competência para assiná-los. Serão promovidos novos encontros de orientação e boas práticas. Sempre que as datas forem fechadas, informaremos a todos por meio das nossas redes sociais, nosso site e também pelo próprio SEI”, garantiu.

 

Novo manual

O manual está fundamentado em exemplos práticos de elaboração de documentos como memorando, memorando circular, ofício, ofício circular, despacho, nota técnica, memória de reunião. As partes componentes do manual estão bem apresentadas e esclarecem aos servidores as características do seu trabalho cotidiano.

 

Hoje, a produção de documentos do GDF é realizada no Sistema Eletrônico de Informações (SEI-GDF), instituído pelo Decreto nº 36.756, de 16 de setembro de 2015, no qual estão disponibilizados, entre outros documentos, os modelos padronizados que são tratados no novo manual e que devem ser seguidos independentemente do autor, do órgão ou entidade subscritora.

Governo do Distrito Federal