Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/06/23 às 16h37 - Atualizado em 16/06/23 às 16h39

Seplad lança novo Manual de Comunicação Oficial do GDF

Lançada oficialmente na manhã desta sexta-feira (16), durante uma live, a Cartilha vai orientar todos os textos de documentos oficiais do governo do DF. Ela está disponível para download no site da Seplad.

 

O Manual de Comunicação Oficial do governo do Distrito Federal foi lançado na manhã de hoje, 16, pelo secretário executivo de Gestão Administrativa, Angello Roncalli e pelas equipes de diversos órgãos do GDF. Os trabalhos foram dirigidos por Eliane Silva de Oliveira, coordenadora de Gestão Documental, Informação e Conhecimento.

 

O secretário executivo abriu a live de lançamento do Manual de Comunicação Oficial saudando a todas as pessoas que assistiam o evento. Ele declarou que “a live de hoje vai apresentar o nosso Manual de Redação Oficial do Governo do Distrito Federal, que já foi publicado no nosso Diário Oficial, mas nós queremos fazer uma apresentação sobre o manual. Ângelo disse ainda, que o trabalho foi desenvolvido a várias mãos, por diversos servidores. Explicou que o Manual foi desenvolvido criteriosamente pela equipe e “é importante destacar que o manual anterior é foi elaborado em 1999, ou seja, vinte e quatro anos depois, nós temos um novo manual de redação”, explicou o secretário executivo.

 

O subsecretário de Administração Geral, Daniel Izaias de Carvalho, declarou que “a atualização do manual de comunicação oficial do GDF aplicado ao SEI!, que  é uma ferramenta de tramitação de processos digitais. O mundo mudou, a comunicação mudou, por isso essa atualização vem em um bom momento, explicou o subsecretário. Ele completou ainda dizendo que o GDF está passando por diversas transformações, e este manual foi construído para auxiliar desenvolvimento de documentos melhor desenvolvidos. Daniel comentou ainda que “esse documento vai sofrer críticas, complementações ao longo do processo, e isso faz parte. A gente precisa entender que a gente tem que ver isso como um processo de desenvolvimento técnico administrativo, e não como uma falha da equipe, que está de parabéns por construir uma ferramenta que ajude nesse tempo de comunicações mais dinâmicas a encontrar alternativas e mecanismos para, dentro do SEI, conseguir fazer documentos mais objetivos, mais claros, mais simples e que atendam a dinamicidade que não é só a administração pública que quer, é o mundo que quer. E isso faz com que as políticas públicas cheguem mais rápido ao cidadão, com que as transformações dentro da administração pública aconteçam de forma mais clara, fluida, transparente e simples.

 

A coordenadora de Gestão Documental, Eliane Silva, explicou que a cuidar bem da documentação oficial é zelar da administração pública. Ela detalhou o Manual, que traz 14 modelos de documentos, “este nosso manual de comunicação, hoje eletrônico, esse que estamos substituindo também foi muito adequado e um marco daquela época. Nós temos cercam de 180 mil servidores no GDF, e todos podem acessar e produzir documentos. O manual é uma ferramenta importante para auxiliar nessa produção”, explanou Eliane.

 

A coordenadora explicou os pontos mais relevantes dos documentos SEI!. Detalhou processos e despachos, contudo a equipe fará novas lives para explicar cada fase dos processos. As fases dos despachos serão separadas e explicadas em suas funções. “Os despachos precisam ser olhados mais atentamente, pois os tipos documentais são diferentes. O manual precisa ser olhado com atenção porque ele traz informações sobre a padronização e sobre a criação de documentos, exemplificou Eliane”.

 

O Manual de Comunicação Oficial fala em nome do governo e, por isso, traz uma linguagem simples e inclusiva para que todos os servidores tenham acesso e compreensão de que a comunicação oficial é a forma como se redige a documentação das instituições do governo do Distrito federal. Ele versa sobre redação oficial com formas, requisitos, impessoalidade e objetividade com que os textos precisam ser elaborados.

A apresentação e detalhamento do Manual e suas diversas utilizações está disponível no canal da Seplad, no Youtube.

 

Governo do Distrito Federal