17/05/18 às 14h22 - Atualizado em 14/11/18 às 18h53

Interligação dos Parques Asa Delta e Península ao Pontão, no Lago Sul, terá caminhada #VempraOrla

O percurso, de 4 Km, passa por cima da água sob deques de madeira com quase meio quilômetro

Neste domingo (20), o Governo de Brasília promove a Caminhada #Vempraorla. A concentração será no Parque Asa Delta e está marcada para as 8 horas da manhã. O percurso com 4 quilômetros de extensão passará por dois deques de madeira, com quase meio quilômetro de comprimento, entre os Parques Asa Delta, Península Sul e o Pontão.

Com previsão de saída às 8h15, os participantes poderão contemplar um espaço arborizado com uma vista privilegiada ao fazer a caminhada ao ar livre. A população poderá ainda aproveitar a oportunidade para escolher uma sombra, sentar no gramado, dar um mergulho e relaxar após a atividade.

Antes da conclusão da obra de construção dos deques, não era possível passar de um parque ao outro, e a caminhada no local era limitada. Agora, a população de Brasília poderá explorar a trilha com mais de 6,5 quilômetros às margens do Lago Paranoá para caminhar, correr, pedalar e muito mais com total conexão com a natureza.

Morador de São Sebastião há 10 anos, Hugo Soares e a esposa, Nisma Silva de Castro, autônoma, de 23 anos, nascida e criada em Brasília, nunca tinham visto o Lago Paranoá de perto. Ao lado da família no Parque Península Sul pela primeira vez, eles aproveitaram para explorar o local e até nadar no lago. “Achei excelente a gente poder ter acesso a essa área. Não tínhamos a oportunidade de andar à beira do lago com tanta facilidade. Aqui será um lugar para gente vir sempre com a família”, afirmou o pai das crianças.

Saiba mais

São dois deques de madeira ao longo da trilha com 6,5 quilômetros de extensão. Um interliga a calçada externa do Pontão ao Parque ao Parque Península Sul e possui 189 metros de comprimento. O outro, com 256 metros lineares, faz a interligação do Parque Península Sul ao Parque Asa Delta, possibilitando conexão entre as trilhas já existentes.

Os dois deques levaram sete meses para serem construídos e custaram 2,177 milhões de reais. O material utilizado na obra foi a madeira Cumaru, considerada altamente resistente ao ataque de microorganismos. Além de ser bastante resistente, tanto estruturalmente, quanto em contato com a água e o ar.