8/05/23 às 15h41 - Atualizado em 8/05/23 às 15h42

Instrutores da Egov recebem treinamento para inovar metodologias de capacitação de servidores do GDF

Palestra realizada nesta sexta-feira (5) apresentou técnicas para aprimorar a comunicação e transmissão de informações aos alunos

Instrutores da Escola de Governo do Distrito Federal (Egov) tiveram a oportunidade de agregar conhecimento para inovar cada vez mais as metodologias de capacitação de servidores do GDF. Nesta sexta-feira (5), no auditório da instituição, a palestra “Como fazer apresentações de impacto” levou, aos profissionais, técnicas para aprimorar a comunicação e transmissão de informações.

“Com o intuito de oferecer serviços públicos de excelência à população do DF, a capacitação dos servidores é fundamental para o aperfeiçoamento dos fluxos dentro da administração pública”, afirmou a diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino, durante a abertura do evento. Ela explicou ainda que a escola é a responsável por identificar as necessidades e oportunidades de capacitação, fomentando uma relação de parceria com os instrutores.

“O programa Academia de Instrutores da Egov é hoje minha menina dos olhos. É um investimento em capacitar e levar inovação aos nossos multiplicadores. Ser instrutor da Egov é uma grande responsabilidade. Nossos cursos e instrutores já são muito bem avaliados, mas deixar todas as capacitações em um nível de excelência é nosso grande desafio”, ressaltou a gestora.

Toletino destacou que a palestra é uma das diversas iniciativas que serão oferecidas aos instrutores no âmbito do programa. “Nosso objetivo é dar uma ‘chacoalhada’, tanto nas temáticas oferecidas como nas metodologias, diante de novas demandas que vêm surgindo, como por exemplo a forma de absorção do conteúdo por parte dos alunos”, pontuou a diretora-executiva da Egov.

Apresentações de impacto

O auditor fiscal de atividades urbanas e chefe da Unidade de Projetos Especiais do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Fernando César Magalhães de Medeiros, conduziu a palestra com orientações sobre como aplicar técnicas básicas de elaboração de apresentações visualmente agradáveis e efetivas para a transmissão da informação.

“Uma apresentação de impacto é aquela em que as pessoas prestam atenção. Apresentação não é acessório, é uma ferramenta crucial para entregar a informação a ser passada e existe um método para isso”, destacou o palestrante. Medeiros indicou dois pilares básicos para atingir este objetivo, sendo o primeiro a objetividade na fala e o segundo a estética visual.

“Se você quer que as pessoas prestem atenção no que você está falando, precisa ser objetivo. Não ficar ‘enrolando ou dando volta’. Estou falando um bocado com vocês aqui, mas eu estou construindo um argumento. Outra coisa é ter uma apresentação bonita, com slides esteticamente agradáveis, para os quais a pessoas terão interesse de olhar”.

Segundo o gestor do Ibram, ao conseguir chamar atenção com esses fatores, é possível combater causas de distração dos alunos ou expectadores. Durante a palestra, Medeiros indicou diversas dicas de práticas eficientes, como realizar um bom planejamento de conteúdo para apresentações e forneceu instruções sobre a técnica de “storytelling” (termo do inglês para habilidade de contar histórias utilizando enredo elaborado, narrativa envolvente e recursos audiovisuais).

Lista de transmissão

Para tornar a comunicação mais eficiente, a Egov lançou uma lista de transmissão pelo WhatsApp. Servidores interessados em se cadastrar na lista podem enviar mensagem para o número (61) 3344 0063.