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Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/10/17 às 20h33 - Atualizado em 14/11/18 às 18h54

Ibram investe em mudança de hábito


Instituto reduziu desperdícios e mudou a relação dos servidores com o consumo de água


A chuva chegou no Distrito Federal, mas ainda não mudou o cenário da grave crise hídrica que se instalou na capital. Sabendo disso, o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) mantém firme a ideia do uso consciente dos recursos hídricos. A mudança de hábitos trouxe uma economia de 37,5% no consumo de água entre outubro de 2016 e julho de 2017, em comparação ao mesmo período de 2015. Mudanças simples, do cotidiano institucional, mas que fazem muita diferença no resultado final.

 

A diretora de Logística e Infraestrutura do IBRAM, Maiara Borges, credita o sucesso na queda dos índices de consumos ao engajamento dos servidores. “A lavagem dos veículos de nossa frota é feita apenas de 20 em 20 dias, de acordo com um cronograma feito pela Gerência de Transportes, a mangueira foi aposentada e o pátio é lavado com baldes a cada 20 dias”, detalha. Além disso, a irrigação das plantas, que antes era feita três vezes, agora acontece apenas uma vez por semana. A diretora garante que ações diárias do cotidiano são fatos cruciais para a obtenção de bons resultados. Os funcionários da limpeza foram orientados a utilizarem panos úmidos para higienizar o piso e uma equipe técnicas realiza constantes varreduras no prédio para detectar e sanar possíveis vazamentos.

 

Responsável pelos diversos Parques espalhados por Brasília, o Ibram orientou os agentes de Unidades de Conservação e Parques a fechar os registros de água no período da noite. Ainda nos parques foram realizadas ações na busca de vazamentos, trocas de algumas torneiras danificadas e a interdição de alguns banheiros com problemas hidráulicos. Os usuários dos parques também são alvos de campanha de conscientização para evitar desperdícios.

 

Para tornar o uso de recursos hídricos cada vez mais consciente, um plano de manutenção foi elaborado e diversas ações implementadas. Torneiras danificadas foram trocadas e as torneiras do jardim externo foram retiradas para evitar o desvio de água para outros fins.

 

Campanha

O caso de sucesso do Ibram é parte da campanha “Desafio Pingo de Consciência – Cada gota vale muito”, lançada pela Secretaria da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais em agosto. O objetivo é promover e ampliar a conscientização entre os funcionários da Administração Direta e Indireta do DF em relação à necessária e imediata diminuição do consumo de água em órgãos públicos.


A meta mínima é uma diminuição de 10% do consumo em relação ao mesmo período de 2015 em todos os órgãos, conforme disposto no Decreto nº 37.644, de 20 de setembro de 2016. Em dados globais, a economia de água no mês de julho de 2017 foi de aproximadamente 17% em relação ao mesmo período de 2015.


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