Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
6/03/23 às 13h48 - Atualizado em 9/03/23 às 17h14

Governo investe no estímulo a soluções inovadoras

Curso de Design Thinking, oferecido pela Egov, ajuda servidores a desenvolverem suas atividades rotineiras com criatividade

 

Cursos oferecidos pela Escola de Governo (Egov) têm ajudado ao Governo do Distrito Federal (GDF) a modernizar processos e otimizar serviços entregues aos cidadãos. Um deles é o curso de Design Thinking, que consiste numa abordagem criativa e centrada no usuário para resolver problemas e desenvolver soluções inovadoras. Mais de 100 servidores já participaram das aulas.

 

Design Thinking, ou “pensamento do design”, é uma forma de abordagem originada na área de design e adaptada as empresas, corporações e organizações públicas, com o objetivo de criar as condições necessárias para que o time tenha insights e que consiga colocá-los em prática | Fotos: Simone Avancini/Egov

 

A enfermeira Mélquia Lima é uma delas. Na terça-feira (28), a aluna do curso da Egov utilizou a metodologia do Design Thinking para iniciar resolução de desafios relacionados ao itinerário dos pacientes na Rede de Saúde, dentro da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. “Os profissionais passaram pelas fases de Imersão e de Definição para identificação das dores dos usuários dos serviços de saúde e do problema raiz da questão. Nos próximos passos serão realizadas análises do problema com maior profundidade, prototipação das ideias e testagem”, conta a profissional de saúde.

 

O professor Rogério Leitão, que ministra este tipo curso Egov desde 2019 e é da carreira de Políticas Públicas e Gestão Governamental, explica que o Design Thinking pode proporcionar outros ganhos para os serviços públicos. “A oferta de cursos como esse resulta em aprendizado e implementação das técnicas de inovação para resolver problemas públicos, fazendo com que a Escola de Governo cumpra com seu papel institucional”.

 

 

Design Thinking

 

O termo significa “pensamento do design” ou “pensar como designer”. O Design Thinking é uma forma de abordagem originada na área de design e adaptada a empresas, corporações e organizações públicas, que cria as condições necessárias para que o time tenha insights e que consiga colocá-los em prática.

 

Rogério Leitão destaca a importância do método para gestão pública. “Colocamos o usuário no centro do processo de solução de problemas, em vez de simplesmente impor soluções de cima para baixo”, afirma. “É uma forma de gestores aprofundarem e debaterem sob perspectivas diversas os problemas enfrentados pela administração”, complementa.

De acordo com a diretora Juliana Tolentino, “a Escola de Governo do DF está comprometida em disseminar a cultura da inovação no GDF por meio da capacitação. As metodologias que estamos ensinando são fundamentais para alavancar as entregas”

Segundo ele, a maior característica desta metodologia é trazer servidores de diversas áreas para debater o tema. Assim, ampliam-se as visões e sugestões de propostas de solução.

 

O treinamento começou a ser ministrado em 2019. Segundo a diretora da Egov, Juliana Tolentino, com as turmas abertas pela escola, a prática de inovação ganha espaço no GDF. “Seja para as áreas meio ou finalísticas, desburocratizando os processos, otimizando os recursos e garantindo a qualidade do serviço a ser prestado para a sociedade”, avalia.

 

“A Escola de Governo do DF está comprometida em disseminar a cultura da inovação no GDF por meio da capacitação. As metodologias que estamos ensinando são fundamentais para alavancar as entregas”, destaca Tolentino.

 

Outros cursos

 

Também relacionados à área de inovação, a Escola de Egov já ofertou treinamentos de Criatividade e Inovação no Serviço Público; Formação de Gestores de Estratégia, Designer e Inovação; e Metodologias Ativas em Videoconferências.

 

Além disso, foram oferecidas oficinas, palestras e também cursos de Coaching com autoliderança e Coaching de Gestão de Pessoas. Até um seminário sobre Inovação, com 19 palestrantes, foi realizado, em novembro de 2022.

 

E tem novidade por aí. Em 2023, segundo a diretora Juliana Tolentino, todos os instrutores da Escola de Governo passarão por cursos de inovação. “Nosso objetivo é atualizar e modernizar as metodologias e a forma de abordagem dos temas, nos cursos e demais atividades desenvolvidas pela instituição.

 

A oferta de cursos nestas áreas valoriza o servidor público que participa com ideias inovadoras e que podem ser executadas, mesmo com as limitações de recursos nos órgãos públicos.

 

*Com informações da Seplad

Governo do Distrito Federal