Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
31/03/17 às 22h53 - Atualizado em 14/11/18 às 16h24

Governo entrega relatório de atividades do Executivo à Câmara Legislativa

Investimentos em conhecimento e em cultura para a juventude estão entre as ações feitas em 2016

O governo de Brasília entregou, nesta sexta-feira (31), o relatório de atividades do Executivo Local, referente ao ano de 2016, à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).  O documento apresenta os resultados alcançados, de forma detalhada, em cada área da gestão.

O ano passado foi um período de investimento para a juventude brasiliense, que abrangeu políticas públicas com o objetivo de incluir, emancipar e atender cerca de 35 mil jovens. Um dos exemplos é o programa #BoraVencer, que oferece oportunidades educativas como a preparação para o vestibular, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para concursos públicos. Esse projeto surgiu como uma iniciativa da Secretaria de Políticas para Criança, Adolescentes e Juventude.

No ano passado, foram feitos oito aulões do programa voltado para o Enem, uma edição para concursos, e outra do #BoraVencer Dicas.  Houve ainda o #BoraVencer Intensivão, que ofereceu reforço complementar nas matérias que são cobradas no vestibular.

O corpo docente era formado por professores de cursos preparatórios e da rede privada e pública de Brasília. A participação deles foi voluntária. Os alunos contaram com transporte gratuito no percurso entre a Rodoviária do Plano Piloto e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde foram realizados os aulões.

Jovem candango

Ainda no escopo das políticas para a juventude, 1.591 jovens foram selecionados para participar do Programa Jovem Candango, que inclui socialmente adolescentes de 14 a 18 anos em situação de risco e de vulnerabilidade social no primeiro emprego. O programa promove a formação técnico-profissional do aprendiz por meio de atividades práticas e técnicas organizadas e compatíveis com o desenvolvimento físico, moral e psicológico do jovem.      

Os objetivos do programa são: a qualificação do adolescente para o mercado de trabalho, a garantia de permanência do adolescente na escola, a mudança social, a redução da vulnerabilidade, o desenvolvimento econômico e o fortalecimento de programas de profissionalização de adolescentes e de jovens.

Olimpíadas do conhecimento

Ainda em 2016, 3.870 estudantes da rede pública participaram de olimpíadas que estimulam o conhecimento e a educação. Foram elas: de Robótica; Brasileira de Saúde e Meio Ambiente; de Língua Portuguesa; Brasileira de Matemática; Brasileira de Astrofísica; Brasileira de Física nas Escolas Públicas; de Química; Brasileira de Informática; Nacional de História Brasileira e Brasileira de Geográfica. Assim, foram apresentados 632 trabalhos, de 247 unidades de ensino, que resultaram em 81 premiações.

Em parceria com a Secretaria de Cultura, cerca de 250 mil estudantes da rede pública de ensino participaram do 2º Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília. Um dos objetivos do festival era dar visibilidade à produção audiovisual dos estudantes. Os filmes tiveram tema livre e concorreram às categorias de melhor filme, roteiro, direção, fotografia, montagem, ator e atriz. A edição de 2016 contou com 103 filmes, sendo 74 do ensino médio. Os jogos escolares também valem destaque, pois contaram com a participação de 390 instituições de ensino, tanto da rede pública quanto da particular, que totalizam 8.554 alunos envolvidos com as atividades.

Relatório de Atividades

O relatório foi elaborado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão e serve como prestação de contas do governador para a população e representa a consolidação de trabalhos encaminhados pelas unidades. Em cada projeto desenvolvido, há a especificação do público-alvo e ainda é considerado o que foi proposto no Plano Plurianual de 2016-2019. A entrega do documento obedece ao inciso 17º do artigo 100 da Lei Orgânica do Distrito Federal.

Para acessar o documento, clique aqui ou escolha a opção Planejamento Governamental no menu superior Planejamento e Orçamento do portal da Seplag. O relatório está disponível na seção Prestação de Contas do Governador.             

Governo do Distrito Federal