Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
31/03/20 às 11h00 - Atualizado em 13/07/23 às 9h19

Gestão Estratégica

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO DISTRITO FEDERAL

 

A condução do Planejamento Estratégico de Governo é realizada pela Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal, por meio da Secretaria Executiva de Planejamento. Cabe a SEEC coordenar os processos de formulação, revisão e gestão da Estratégia; normatizar e coordenar os processos de formulação dos planos estratégicos institucionais e monitorar a execução das iniciativas estratégicas, tendo como base o Plano Estratégico do Distrito Federal 2019-2060 (PEDF).

 

Conheça o Plano Estratégico do Distrito Federal 2019-2060 (link aqui)

 

O PEDF sintetiza um planejamento de longo prazo, a partir de tendências de futuro que almejam o centenário de Brasília. O trabalho de consolidação do documento foi conduzido pela então Secretaria de Estado de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal, em 2019, com a participação de todos os órgãos e entidades do Distrito Federal e apoio de consultoria especializada, prevendo revisões anuais para as pactuações firmadas.

O documento é norteador para as leis que regem o orçamento – PPA, LDO e LOA e define prioridades para atender as demandas atuais da população com o olhar para as gerações futuras.

 

METODOLOGIAS

 

O Plano Estratégico do Distrito Federal ainda inova ao utilizar pilares conceituais inovadores para a administração pública, porém amplamente utilizados pela iniciativa privada:

 

– Must Win Battles (MWB): batalhas que precisam ser vencidas, define as aspirações de médio e curto prazos.

 

– Objectives and Key Results (OKR): Objetivos e Resultados-Chave, metas de fácil entendimento dentro e fora do governo, de abordagem versátil, que permite correção de rumo caso ocorram mudanças no contexto da organização.

A perspectiva de futuro é um ponto de destaque neste Planejamento, sendo evidenciado pelo estabelecimento de focos temporais para alcance de resultados a curto, médio e longo prazos.

 

2019 2020 – 2023 2024 – 2030 2031 – 2060
Entregas imediatas Batalhas, Resultados-Chave e Iniciativas para 2020 – 2023 Agenda 2030 e ODS Longo prazo
Ações e projetos estratégicos implementados no primeiro ano do governo Iniciativas de governo implementadas no período de vigência do próximo PPA Olhar especial para a Agenda 2030 e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Tendências de futuro, rumo ao centenário de Brasília

 

DIVISÃO DO PLANO ESTRATÉGICO

 

A divisão do PEDF é segmentada em oito eixos temáticos: Gestão e Estratégia, Segurança, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente.

Cada Eixo Temático apresenta Tendências de Futuro, alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, Batalhas, Resultados- Chaves e Iniciativas Estratégicas. Estas últimas ainda podem ser desdobradas em projetos e em ações estratégicas.

 

REDE DE GESTÃO ESTRATÉGICA

 

O monitoramento da execução da estratégia de Governo é realizado por meio da participação da Rede de Gestão Estratégica, composta por representantes da Secretaria de Estado de Economia do DF, por Assessores de Gestão da Estratégia e Resultados (AGEP) e pontos focais de órgãos e entidades, e ainda gestores de projetos governamentais.

Esta rede é responsável pela implementação do Modelo de Gestão Estratégica do DF, por articular ações para execução do Plano Estratégico do Distrito Federal em âmbito local e por utilizar e transmitir conhecimentos necessários à gestão e ao monitoramento de ações e de projetos estratégicos.

 

Secretaria de Estado de Economia: é órgão central e coordenador do Modelo de Gestão Estratégica, responsável por aportar método e conduzir os processos de planejamento estratégico.

 

Assessores de Gestão da Estratégia e Projetos: são responsáveis por replicar o Planejamento Estratégico Governamental em seus órgãos e entidades de atuação. Têm como atribuições:

– Manter a SEEC atualizada quanto à execução das iniciativas estratégicas

– Prestar assessoria técnica ao gerente de projeto estratégico

– Prestar apoio metodológico sobre o Modelo de Gestão Estratégica às equipes

– Faz gestão dos indicadores estratégicos

– Manter o dirigente do órgão ao qual representa informado sobre a execução das iniciativas estratégicas

– Utilizar o Sistema GestãoDF como ferramenta de gestão de informações e acompanhamento da estratégia de governo

Gerente de Projetos: também integram a Rede de Gestão Estratégica e contribuem com o trabalho do AGEP fornecendo informações sobre os projetos que monitoram.

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL

A partir do Planejamento Estratégico de Governo, cada órgão ou entidade tem ainda a possibilidade de elaborar seu Planejamento Estratégico Institucional – PEI, seguindo o alinhamento governamental.  A Secretaria Executiva de Planejamento dispõe de equipe específica na Unidade de Gestão da Estratégia e Informação – UGEI, para auxiliar com aporte técnico e metodológico, a construção dos PEIs contribuindo para que cada órgão desenvolva e monitore suas próprias metas institucionais.

 

SISTEMA GESTÃO DF

 

Sistema Integrado de Monitoramento e Gestão do Distrito Federal – Gestão DF.

Ferramenta institucional para monitoramento de ações e de projetos estratégicos, dos planejamentos estratégicos institucionais e das estratégias governamentais. Desenvolvido continuamente por servidores da Secretaria Executiva de Planejamento, com contribuições dos usuários. O acesso à ferramenta é disponibilizado por meio de Termo de Responsabilidade assinado dentro de processo SEI.

Governo do Distrito Federal