Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
10/11/22 às 17h50 - Atualizado em 10/11/22 às 18h05

Gestão com Pessoas

Encontro da Seplad destacou a importância da participação humanizada no processo de gestão de pessoas.

 

Foi realizado nesta quinta-feira (10), o 2º Encontro de Gestão Estratégica com Pessoas do Distrito Federal. O evento teve como participantes dirigentes da área de Gestão de Pessoas da Administração Pública no âmbito do DF.

 

Na abertura, a Secretária-Executiva de Gestão Administrativa da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad), Ana Paula Cardoso, destacou a importância do tema para o Governo do Distrito Federal. Segundo ela, nos últimos quatro anos, os servidores garantiram o funcionamento dos serviços públicos em momentos delicados como a pandemia e experimentaram avanços em questões funcionais e na qualidade de vida. Entre outras conquistas, Ana Paula citou a grande quantidade de autorização de concursos públicos e o plano de saúde dos servidores. “Só conseguimos realizar entregas como essas, se for feita uma boa gestão de pessoas”, ressaltou.

 

Os participantes assistiram à apresentação do professor Mário César Ferreira, que é psicólogo do trabalho e doutor em Ergonomia. Ele destacou a importância da “participação” para uma gestão de excelência. Segundo Márcio César, o investimento em tecnologia e uma atenção especial ao processo produtivo, dentre outras práticas, ajudam a qualificar a gestão de pessoas.

 

Convidada do evento, Lucilene Florêncio, Secretária de Saúde do DF, dirigiu-se aos servidores elogiando a atuação da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração nas várias frentes, com foco na gestão dos servidores. Segundo ela, a gestão de pessoas tem resultado em produtividade na pasta da Saúde. Lucilene também lembrou a importância da legalidade, da segurança jurídica e autonomia para que os processos de trabalho sejam mais céleres.

 

A essência da nova “Política de Gestão Estratégica com Pessoas”, que recomenda a gestão humanizada e participativa, está em construção pela Sugep. Segundo a Subsecretária Marineusa Bueno, no Governo do Distrito Federal o tema é de grande importância e a proposta tem recebido o apoio das áreas de gestão de pessoas. A Diretora-Executiva da Escola de Governo do DF (Egov), Juliana Tolentino, e Evillásio Souza Ramos, Subsecretário de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde do DF, que também se dirigiram aos presentes, parabenizaram a Seplad pela abordagem do tema.

 

Durante o encontro, ocorreu o lançamento do “Manual Instrutivo de Dimensionamento da Força de Trabalho do Distrito Federal”, elaborado pela equipe da Diretoria de Dimensionamento da Força de Trabalho (DIDFT) com supervisão da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep). A Diretora de Dimensionamento da Força de Trabalho da Sugep, Mirian Beneton Valim, falou sobre o objetivo e as principais utilidades do documento que será disponibilizado on-line para os servidores neste mês.

 

Fonte: Seplad

Governo do Distrito Federal