Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
15/03/23 às 18h05 - Atualizado em 28/03/23 às 15h21

GDF oferece curso para capacitar servidores com deficiência visual

Treinamento vai permitir interação de PcD visual com sistemas digitais do governo por meio de plataforma de leitura de tela

 

Servidores públicos do Governo do Distrito Federal (GDF) com deficiência visual têm até o dia 21 de março para se inscrever na primeira turma de 2023 do curso para leitor de tela NVDA (do inglês NonVisual Desktop Access), uma plataforma de leitura de tela que facilita a inclusão digital de pessoa com deficiência (PcD) visual. A capacitação é realizada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) e tem apoio da Escola de Governo do DF (Egov).

 

Servidores do GDF que fizeram o curso para leitor de tela NVDA em 2022: capacitação aprimora o desempenho na administração pública | Foto: Divulgação/Seplad

Devido à temática específica, o curso tem um público-alvo restrito, conforme explica a secretária executiva de Gestão Administrativa (Segea), Ana Paula Cardoso. “A capacitação é voltada exclusivamente para servidor PcD visual, seja da administração pública direta ou indireta, que precise de recursos de leitor de tela. Além disso, é também pré-requisito para um outro curso, chamado ‘SEI USAR PcD visual’, que orienta quanto ao uso do sistema SEI-GDF”, explica a gestora. Ana Paula salienta ainda que “a iniciativa proporciona a inclusão digital do PcD visual, facilitando o acesso dele às plataformas digitais.”

 

O leitor de tela NVDA auxilia o PcD visual à medida que descreve os itens na tela do computador por meio de audiodescrição. É o que destaca a chefe da Unidade Central de Gestão do Processo Eletrônico e Inovação (Ugpel), Lucirene de Almeida. “Dessa forma, a capacitação os auxilia a realizar suas tarefas de forma mais efetiva e autônoma. É possível aprender ou desenvolver melhor suas habilidades conhecendo ferramentas, além do Windows e SEI-GDF, como o Participa DF”, afirma.

Arte: Seplad

 

Servidora da carreira de analista de políticas públicas e gestão governamental (PPGG) lotada na Administração Regional do Sudoeste, Ana Paula de Melo Caetano é PcD visual e fez o curso quando foi lançado, em setembro de 2022. Ela destaca a importância da capacitação para inclusão dos servidores com deficiência visual e aprimoramento do desempenho na administração pública. “Acredito que temos muito a aprender quanto ao domínio do leitor de tela, a fim de posteriormente aplicar nossos conhecimentos em todos os sistemas que necessitamos utilizar para o nosso trabalho”, diz.

 

Inscrições e conteúdo

 

As aulas serão presenciais, de 27 a 29 de março, das 14h às 18h, no auditório da Egov. Os interessados podem se inscrever encaminhando um e-mail para inscricao.egov@economia.df.gov.br, informando nome, matrícula, órgão, unidade de lotação e telefone de contato. A inscrição pode ser feita também por meio deste link.

 

Durante o curso, serão abordados os seguintes temas:

 

* Conhecendo o teclado;
* NVDA noções básicas: O que é o NVDA, Configurações básicas de leitor de tela, Menu, Acessando o leitor de tela, Configuração de voz, Teclas de navegação, Teclas de ajuda;
* Navegação no desktop com NVDA;
* Como navegar na internet com NVDA – Teclas de ajuda do teclado;
* Como acessar o e-mail;
* Sistema de transcrição de mídias;
* Leitura de tela e reconhecimento de fala.

 

O NVDA é um software de inclusão digital que permite que pessoa com deficiência visual interaja com o sistema operacional Microsoft Windows e outros aplicativos da Microsoft, como WordPad, Notepad, Internet Explorer, Google Chrome, entre outros.

 

Serviço

 

Curso de NVDA para PCD visual

 

* Data: De 27 a 29/3, das 14h às 18h
* Local: Escola de Governo (Egov)
* Inscrições: Até 21/3.

 

*Com informações da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração

Governo do Distrito Federal