9/02/23 às 18h11 - Atualizado em 9/02/23 às 18h31

GDF lança Programa Ambientação e Integração para novos servidores

Decreto publicado nesta quinta (9) tem por objetivo uniformizar o acolhimento e preparar melhor os recém ingressos no serviço público do DF

.

Facilitar a adaptação e preparar os profissionais para o ingresso no serviço público do Distrito Federal, tanto na administração direta, como autárquica e fundacional. Esse é o objetivo do Programa Ambientação e Integração (PAI/DF), instituído pelo Governo do DF nesta quinta-feira (9), por meio do Decreto nº 44.214. A iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) para uniformizar o acolhimento dos novos servidores e prevê a disponibilização de um Manual do Servidor.

A secretária executiva de Gestão Administrativa, Ana Paula Cardoso, explica que o programa está amparado em duas vertentes. “São dois eixos, sendo um a Gestão Estratégica com Pessoas, da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) e o outro, a Capacitação, por meio da Escola de Governo do DF (Egov)”, explica. “O trabalho conjunto entre essas duas áreas da Seplad se complementam para tornar o programa mais eficiente, receptivo e acolhedor para os servidores”, completa a gestora.

A diretora de Dimensionamento da Força de Trabalho da Sugep, Miriam Beneton, explica que a iniciativa surgiu da necessidade de preparar os novos servidores para o dia a dia do serviço público. “Para o GDF, um servidor bem integrado, torna-se mais compromissado, engajado e conhecedor das suas atribuições e isso reflete no atendimento às demandas da população”, ressalta.

Conforme o texto do decreto, o programa busca atingir os novos servidores desde o primeiro contato com a Administração Pública do Distrito Federal. “Com o PAI/DF espera-se estimular a conexão humana e a empatia no ambiente de trabalho; promover um espaço que contribua para o desenvolvimento das habilidades interpessoais”, diz o texto publicado nesta quinta-feira.

A diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino, destaca que parte do programa já começou a ser implementado com cursos presenciais e online. “Para facilitar a capacitação, a partir de segunda (13), vamos oferecer a capacitação no sistema de Educação a Distância (EAD) na plataforma da Egov”, explica. “Estamos, também, em tratativas com algumas secretarias para oferecer a capacitação de maneira personalizada”, revela.

Manual do Servidor

O PAI/DF prevê ainda a ampla divulgação de material de apoio que unifica em um único documento informações importantes para consulta por parte dos recém ingressos no serviço público. “Elaboramos um Manual do Servidor, que estará disponível no site da Seplad a partir da próxima segunda feira (13). O material foi desenvolvido em formato digital, facilitando assim o acesso ao conhecimento relacionado às normas técnicas, ambiente de trabalho, integração e cooperação”, explica a diretora de Dimensionamento da Força de Trabalho da Sugep, Miriam Beneton.

Na publicação está disponível a apresentação do ambiente laboral, a política de gestão de pessoas, direitos e deveres, legislações e demais assuntos pertinentes ao ingresso no serviço público.

Fonte: Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad)