Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
17/03/20 às 14h14 - Atualizado em 17/03/20 às 14h14

GDF implementa serviços no portal Governo Digital do Governo Federal

Secretaria de Economia já cadastrou mais de 200 opções de acesso para cidadão e busca integração para atingir 100%

 

A Secretaria de Economia realizou o cadastro de mais de 200 serviços, já disponíveis no Governo Digital (acesse aqui). O processo de Transformação Digital Governamental integra tecnologia digital, facilitando o acesso da comunidade e empresas aos serviços prestados por diferentes órgãos e entidades. O objetivo dessa ação é reduzir o número excessivo de endereços eletrônicos do Governo Federal e local, tornando mais fácil a busca pelos serviços públicos digitais.

 

A plataforma Governo Digital já se encontra disponível tanto no portal do GDF quanto no aplicativo da Secretaria de Economia – o Economia DF, disponível no Google Play e na Apple Store.

Após a assinatura do convênio entre o Governo do Distrito Federal e a Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.br), em novembro de 2019, as equipes se organizam para acelerar a transformação dos serviços públicos dos diversos sites para um login único.

 

Rede Gov.br


Informações entre a União e as unidades da Federação compartilham ferramentas e soluções tecnológicas, reduzindo a burocracia e ampliando a oferta de serviços por meios digitais. O Governo Digital possui integração com dados estaduais, como serviços de trânsito de diversos estados.

 

Além do Distrito Federal, os estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins já aderiram à iniciativa.

 

Fórum de transformação digital

 

Em 11 de março deste ano, a Secretaria de Economia publicou a Portaria nº 62 no Diário Oficial, instituindo o Fórum para Transformação Digital do GDF. O objetivo é proporcionar a integração e a articulação entre o Poder Público e os representantes de diferentes frentes: comunidade científica, setor produtivo e sociedade civil.

 

O grupo será formado por membros do Comitê Gestor da Transformação Digital (CGTD) e presidido pelo secretário de Economia, André Clemente. O CGTD foi instituído pela portaria n° 17, publicada no Diário Oficial do dia 27 de janeiro, a fim de avaliar, aprovar e revisar questões da Estratégia de Governança Digital do Distrito Federal e demais diretrizes relacionadas ao tema.

 

O próximo passo é a inclusão da carta de serviços dos Órgãos do Governo que já constituíram seus subcomitês.

 

Governo do Distrito Federal