14/10/21 às 16h59 - Atualizado em 5/09/22 às 16h35

GDF envia sugestões de emendas para Orçamento de 2022

Secretaria de Economia apresentou sistema 100% digital com 717 propostas para os deputados distritais

A Secretaria de Economia apresentou nesta quinta-feira (14) à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) o Caderno de Sugestões de Emendas Distritais para o Orçamento de 2022. O sistema on-line oferece 717 propostas elaboradas por 59 órgãos e entidades do Governo do Distrito Federal para que os deputados distritais possam aderir às sugestões ao propor emendas ao Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2022. A apresentação do sistema foi realizada pelo canal da pasta no YouTube.

O PLOA 2022 foi enviado pelo Executivo para a Câmara Legislativa em 15 de setembro e está em tramitação na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) da Casa. Todos os órgãos do GDF puderam participar da formação do documento, indicando ações. A Secretaria de Economia organizou as sugestões qualificando em viabilidade, valores e procedimentos.

O secretário de Economia, André Clemente, ressaltou a importância da modernização destes processos para dar mais agilidade e transparência à tomada de decisões. “Esta é uma grande inovação pela forma como o sistema é elaborado, avaliando a maturidade dos projetos e valorizando a participação do Legislativo”, destacou o secretário, durante a apresentação.

O secretário executivo de Relações Parlamentares da Casa Civil, Maurício Antônio do Amaral Carvalho, elogiou a apresentação e o sistema elaborado pela Secretaria de Economia.

As sugestões são divididas em oito eixos temáticos: Saúde, Educação, Segurança, Gestão e Estratégia, Desenvolvimento Territorial, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Meio Ambiente.

Os parlamentares a assessores já podem acessar o Sistema de Propostas ao Caderno de Emendas Parlamentares (Siscaep).