31/05/23 às 16h51 - Atualizado em 31/05/23 às 16h52

GDF convoca corpo docente da UnDF e anuncia vestibular para ofertar 360 vagas

Nomeação de 80 profissionais concursados será publicada no DODF. Inscrição para processo seletivo inicia em 7 de junho

O Governo do Distrito Federal (GDF) convocou, nesta quarta-feira (31), os primeiros professores aprovados no concurso da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF). A nomeação dos 80 profissionais, entre docentes e tutores, deve ser publicada na próxima edição do Diário Oficial do DF.

O governador Ibaneis Rocha oficializou as contratações em cerimônia realizada no Palácio do Buriti e anunciou também a abertura do processo seletivo para ofertar 360 vagas em nove cursos superiores. O evento contou com a presença do secretário de Planejamento. Orçamento e Administração, Ney Ferraz; da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá; da vice-governadora Celina Leão; e da reitora pro-tempore da UnDF, Sandra Benck, entre outras autoridades.

Ibaneis destacou que a UnDF “é um sonho que se torna realidade”. “Fizemos a constituição de uma universidade em que não teremos falta de recursos. Desde a criação da UnDF, negociamos com a Câmara Legislativa, e um percentual da Receita do Distrito Federal está efetivamente garantido para financiar o estudo público de qualidade em nossa cidade”, disse. “A nomeação dos 80 primeiros docentes nos alegra. É um ato muito importante para todos nós”, comemorou o governador.

A reitora Sandra Benck lembrou que a nomeação dos primeiros profissionais da carreira de magistério do ensino superior ocorre no ano em que a Lei Orgânica do DF, a lei maior de Estado, completa 30 anos. “Imaginar que em 1993 a Lei Orgânica apregoava justamente a criação de uma universidade, e de 2019 para cá conseguir em tão pouco tempo e diligência fazer o concurso público, implantar a universidade no Campus Norte e já ter disponibilizados os terrenos no Parque Biotic e também o de Ceilândia para a construção das edificações de unidades da UnDF, é uma honra e um privilégio”, disse a reitora.

O secretário Ney Ferraz afirmou que a “convocação dos primeiros 80 servidores públicos concursados da UnDF demonstra todo o compromisso do governador Ibaneis Rocha com a concretização da primeira universidade pública do Distrito Federal”.

Saiba Mais

A lei que criou a universidade pública do Distrito Federal foi sancionada em agosto de 2021. Em junho de 2022, saiu o primeiro edital para contratar professores. O concurso ofereceu 1.400 vagas com salários de até R$ 5,2 mil.

O edital do primeiro processo seletivo para os cursos de graduação da instituição foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (31). Serão abertas 360 vagas para nove cursos de graduação superior, ainda no segundo semestre de 2023. As inscrições, segundo o edital, vão de 7 a 21 de junho, pelo site da própria universidade.