Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
8/10/21 às 15h10 - Atualizado em 5/09/22 às 16h35

Fórum Econômico recebe representantes do setor agropecuário

Os desafios do setor agropecuário no cenário pós-pandemia e as contribuições do governo foram tema do Fórum Econômico Pós-pandemia, realizado nesta quinta-feira (7).

 

Produtores rurais, representantes de conselhos, associações e sindicatos se reuniram com representantes do GDF no Palácio do Buriti para relatar e propor soluções para a agropecuária do Distrito Federal.

 

Um ponto comum entre os produtores rurais foi o pedido de atenção especial à questão das invasões e da regularização das terras rurais ocupadas por concessões. A preocupação com o meio ambiente e as áreas de proteção ambiental também foram levantadas durante o encontro.

 

O presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Vargem Bonita, Luiz Uema, pediu atenção especial aos pequenos produtores e falou sobre a necessidade de dar continuidade à produção rural por meio das novas gerações. “É preciso fortalecer o setor para que o processo econômico tenha continuidade de geração em geração”, argumentou.

 

“Reconhecemos que o setor quer e precisa de segurança jurídica para se planejar e poder investir”, disse o secretário de Economia, André Clemente, durante o encontro. Ele destacou que o governo tem trabalhado nas questões de segurança jurídica, infraestrutura econômica, desburocratização, carga tributária e capacitação.

 

O Fórum Econômico “A Economia Pós-Pandemia” é promovido pela Secretaria de Economia (SEEC) e pelo Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental (CPPGG). Esta foi a oitava edição do módulo Na Hora de Ouvir, que tem como objetivo incentivar o diálogo com os setores econômicos em busca de alternativas para impulsionar a economia local e superar os efeitos da pandemia da Covid-19.

 

As propostas do setor agropecuário foram ouvidas pelos representantes do governo – os secretários de Economia, André Clemente; de Desenvolvimento Econômico, Márcio Faria Júnior; da diretora técnica do Sebrae-DF e secretária executiva do CPGG-DF, Rose Rainha; e do presidente da Codeplan, Jean Lima. Também estiveram presentes representantes da Terracap, Fabiana Di Lucia; do Ceasa-DF, João Bosco Filho; da Secretaria de Meio Ambiente, Leonel Graça; e do Sebrae-DF, Leonardo Zimmer, além da diretora da Codeplan, Clarissa Schalbitz, da diretora da Emater-DF, Loiselene Trinadade, e do subsecretário substituto de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF, Marco Antônio de Azevedo Martins.

 

Representando o setor agropecuário estiveram presentes a presidente da Associação dos Produtores Rurais e Moradores do CAUB I, Maria do Rosário de Almeida; a presidente do Sindicato de Produtores de Hortaliças, Sandra Vitoriano; o vice-presidente da Associação dos Produtores Rurais do Riacho Fundo, Ricardo Variski; o presidente do Sindicato de Criadores de Ovinos, Bubalinos e Equinos, Anselmo José de Azevedo; o presidente da Cooperativa Agrícola da Região do Planaltina-DF, Carlos Banci; o presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do DF, José Guilherme Brenner, além de outros agricultores e representantes do setor.

Governo do Distrito Federal