Palestra aconteceu nesta manhã de quinta (9) mas video está disponível no canal da Seplad no Youtube
Buscando melhorar o serviço público do Distrito Federal, 270 servidores das áreas de gestão de pessoas e financeira lotaram o auditório da Faculdade da Upis, na Asa Sul, na manhã desta quinta-feira (9). O local foi palco para a palestra sobre as repercussões e transformações no Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
O evento organizado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) tem como propósito conscientizar os servidores sobre a importância da migração da plataforma de envio de informações para o EFD-REINF e E-Social. A ausência dessa migração pode acarretar riscos, conforme alertou o secretário executivo de Finanças da Seplad, Thiago Rogério Conde. “A não apresentação dessas obrigações acessórias pode resultar na impossibilidade de receber transferências da União e na proibição de obter operações de crédito”.
O secretário também destacou a relevância dessa mudança. “É seguro afirmar que o cumprimento dessas obrigações é crucial para o sucesso do planejamento financeiro do Distrito Federal nos próximos anos”, concluiu Conde.
A palestra com o detalhamento das mudanças foi conduzida pelo especialista em Auditoria e Perícia Contábil, o professor Ângelo Márcio, que recebeu elogios pela clareza e didática de apresentar as mudanças. “Foram informações preciosas que o professor apresentou das distintas responsabilidades da área de gestão de recursos humanos e da área financeira”, avaliou o Chefe do Departamento Financeiro do Departamento de Trânsito (Detran), Renato Barbosa.
.
Nova plataforma
Foi constituído grupo de trabalho para aquisição de um Sistema e parametrização das informações do Sistema Único de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) e do Sistema Integral de Gestão Governamental (SIGGO) para atender os layouts estabelecidos pela Receita Federal do Brasil para o envio da DCTF WEB que envolve informações do ESOCIAL E EFD REINF.
O subsecretário substituto de Contabilidade da Seplad, Luiz Barreto, explicou que a proposta do GDF com o novo sistema é simplificar as ações, trazendo mais transparência e agilidade na transmissão dos dados. “É uma medida obrigatória que vai valer para todos os municípios, estados e também para a União”, detalhou.
Durante a palestra, também ajudaram a esclarecer dúvidas, o subsecretário de Gestão de Pessoas, Ricardo Trigueiro; o chefe da Unidade de Administração da Folha de Pagamento, Paulo Eduardo da Silva; e o diretor de Desenvolvimento de Aplicações (Sugep/Seplad), Franklin Márcio Costa Viana.
A integra da palestra está disponível para consulta no canal do YouTube da Seplad. (Acesse aqui!)