Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
22/10/20 às 18h31 - Atualizado em 22/10/20 às 18h34

Evento debate governança e implementação de políticas públicas

 

O secretário de Economia, André Clemente, participou da 3ª edição do Café com Governança e Compliance

 

“Governança como ferramenta na implementação das políticas públicas”: este foi o tema da 3ª edição do Café com Governança e Compliance. O evento, que é mensal e on-line, foi transmitido pelo canal da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), nesta quinta-feira (22/10). O secretário de Economia, André Clemente, participou do encontro e destacou a relevância do planejamento estratégico na governança e complience do DF.

 

Também participaram do evento o Controlador-Geral do DF, Paulo Martins, e o secretário de Gestão no Ministério da Economia, Cristiano Heckert. A mediadora do evento, Joyce de Oliveira, abriu o debate falando sobre a legislação de governança do Distrito Federal e a criação dos comitês internos no âmbito local.

 

André Clemente acredita que o planejamento estratégico indica o caminho a ser seguido e, por isso, é fundamental inserir as questões de governabilidade e conformidade neste planejamento. Para Clemente, o plano estratégico Brasília 2060, lançado em 2019, foi um grande avanço neste sentido. “O Estado é meio e não fim. O fim é a sociedade e precisamos fazer entregas e nos organizar para isso”, disse.

 

Segundo Paulo Martins, o tema é recente no Governo do Distrito Federal (GDF) e tem recebido atenção especial. “Foi uma decisão acertada do governador dar atenção para esta área”, afirmou. O secretário ressaltou que a Controladoria-Geral busca a melhor maneira de contribuir com a governança e ser um exemplo para o País.

 

Já o secretário Cristiano Heckert falou sobre os avanços da governança e compliance no âmbito federal. Ele abordou a questão do índice desenvolvido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para avaliar a governança nos órgãos federais. Segundo Heckert, o índice vem melhorando a cada levantamento.

 

Os participantes da 3ª edição do Café com Governança e Compliance falaram sobre como a governança contribui na implementação das políticas públicas e citaram exemplos de como esses mecanismos estão sendo utilizados na administração pública.

 

Mais de cem pessoas acompanharam o evento on-line e puderam enviar perguntas aos debatedores.

 

Veja aqui a íntegra do evento

Governo do Distrito Federal