Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
10/09/20 às 16h35 - Atualizado em 17/09/20 às 14h46

Economia faz campanha de prevenção ao suicídio para servidores

Em alusão ao Setembro Amarelo, secretaria realiza webinário e lança cartilha educativa

 

Dez de setembro é marcado pelo Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e durante todo o mês, no Brasil, são promovidas ações de conscientização na campanha Setembro Amarelo.

 

No Governo do Distrito Federal, a Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (SEQUALI), da Secretaria de Economia, realizará um seminário virtual – o webinário – com o objetivo de alertar e orientar os servidores e a população sobre o tema. A programação começa no dia 14, com o lançamento da cartilha de prevenção ao suicídio. Serão três dias de eventos, com palestras transmitidas pelo canal da pasta no YouTube (clique aqui e confira).

 

Para acessar a Cartilha basta clicar aqui!

 

A Secretaria de Economia também vai disponibilizar, por meio da Escola de Governo, um novo curso a distância para trabalhar fatores de proteção ao suicídio: Felicidade e realização pessoal, entre os dias 28 de setembro a 02 de outubro, das 9h30 às 11h30, com vagas limitadas (50). Inscreva-se aqui!

 

Informação e prevenção
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos suicídios poderiam ser evitados. Por isso, a secretária executiva Adriana Faria destaca que um dos objetivos das ações é promover a reflexão sobre a responsabilidade compartilhada no contexto da prevenção ao suicídio. “A saúde mental tem de ser uma preocupação pessoal, da família, da instituição e do Estado”, pontua.

 

Pesquisas recentes da OMS apontam que 1 bilhão de pessoas sofrem de algum transtorno mental e que, a cada 40 segundos, alguém tira a própria vida. O número de tentativas é 20 vezes maior do que o número de suicídios. As causas são multifatoriais, mas, quando o paciente apresenta algum transtorno mental sem tratamento adequado, há uma chance maior de ocorrer a tentativa.

 

Nas palestras do webinário serão abordados vários temas relacionados à saúde mental, com orientações de quando as pessoas devem buscar ajuda especializada. No Distrito Federal, existem vários canais de apoio psicológico, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e o Centro de Valorização da Vida – CVV (disque188 ou acesse o www.cvv.org.br).

 

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atuam na atenção primária e podem fazer o acolhimento e acompanhamento de casos mais leves, além do encaminhamento aos ambulatórios, quando necessário. Em casos urgentes, indica-se acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF) pelo telefone 192, ou os serviços de emergência: Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e pronto-socorro dos hospitais.

 

Você sabia?
A SEEC também dispõe de acolhimento psicológico on-line aos servidores do GDF. Para mais informações envie e-mail para: plantao.saudemental@economia.df.gov.br

 

Confira abaixo a programação que preparamos sobre o tema:

 

 

Governo do Distrito Federal