Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
8/05/23 às 15h38 - Atualizado em 8/05/23 às 15h39

DF está em 1ºlugar no incentivo ao estágio

Seplad foi vencedora do 14º Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio, se classificando como o órgão público brasileiro melhor avaliado pelos estudantes

 

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração do Distrito Federal (SEPLAD/DF) recebeu, na última quinta-feira (4), a premiação pelo 1º lugar na Categoria Órgãos Públicos Estaduais e Municipais – 301 ou mais estagiários.  A avaliação é qualitativa e feita por meio de pesquisa com os estagiários de todo o Brasil.

 

O Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio é uma iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional São Paulo – ABRH-SP e IPEC Inteligência em Pesquisa e Consultoria. O reconhecimento é destinado às organizações públicas, privadas, de economia mista e Terceiro Setor.

 

Segundo o superintendente geral do CIEE, Humberto Casagrande Neto, “o prêmio tem como objetivo dar visibilidade nacional às boas práticas de estágio e impulsionar a melhora contínua dos programas.” Neto afirma ainda que o prêmio reconhece as organizações melhor avaliadas, por seus próprios estagiários.

 

“Estamos muito felizes com esse reconhecimento. O estágio é a porta de entrada do jovem para o mercado de trabalho e por isso, o governador Ibaneis Rocha determinou que a gente investisse nessas contratações”, explica o secretário de Planejamento, Ney Ferraz. “São R$ 27 milhões por ano para contratação de mais de 2,6 mil estudantes”, completa.

 

O secretário executivo de Contratos e Tecnologia da Informação da Seplad, Renato Alencar, explica que o Governo do Distrito Federal (GDF) oferece atualmente 2.629 vagas de estágio, sendo 1.657 de nível superior, 897 de nível médio para estágio não obrigatório (remunerado) e 75 vagas para estágio obrigatório (não remunerado). “É uma premiação nacional. Estamos orgulhosos de ter ficado em 1º lugar na categoria de 301 ou mais estagiários”, comenta.

 

Transforma DF

 

Em 2022, houve uma reformulação da política pública de estágio com a criação do Transforma DF, regulamentado pelo Decreto nº 43.182/22.

Segundo o texto, o programa é norteado por quatro eixos: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.

 

O processo seletivo é realizado anualmente em parceria com o Centro de Integração Estudante Escola (Ciee). O objetivo é oportunizar experiências de aprendizagem e formação profissional, desenvolver projetos de qualificação profissional e disseminar práticas e conhecimentos pedagógicos, psicológicos e assistenciais, complementar a formação, por meio de estratégias de aprimoramento voltadas para o desenvolvimento de competências, e propiciar ambientação para o desenvolvimento de atividades nos órgãos e entidades do Distrito Federal.

 

Para participar do processo seletivo, os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e ter idade mínima de 16 anos completos. Há exigência ainda de estar em dia com as obrigações eleitorais e militares – quando do sexo masculino maior de 18 anos – e não ter feito estágio por período igual ou superior a dois anos no GDF.

 

O processo seletivo atende ao programa de cotas, com 30% das vagas destinadas para candidatos negros e 10% para pessoas com deficiência.

Governo do Distrito Federal