Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
29/11/22 às 13h35 - Atualizado em 29/11/22 às 14h35

DF destaca saúde do servidor e escolas de governo em evento nacional de gestão pública

Participação do GDF faz parte da atuação fundamental na proposição e troca de boas práticas com outros estados

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) participou do encontro do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e contribuiu com a troca de boas práticas de gestão pública, representando o Distrito Federal. O Consad Express, realizado em São Paulo, na segunda e terça-feira (22), reuniu representantes das secretarias de administração dos estados e do Distrito Federal. Com a iniciativa, o colegiado busca transformar a gestão pública em todo o país, promovendo políticas públicas eficazes e inovadoras.

 

“A intenção é ter cada vez mais participações efetivas do GDF nas temáticas que envolvem a gestão pública em âmbito nacional”, afirma a secretária Executiva de Gestão Administrativa da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad), Ana Paula Cardoso da Silva, que representou o titular da pasta no evento, o secretário Ney Ferraz.

 

A colaboração da Seplad faz parte da atuação fundamental na proposição e troca de boas práticas da gestão pública, a exemplo desta participação efetiva nos Grupos de Trabalho (GT) do Consad, em especial, das Escolas de Governo e de Saúde do Servidor. A subsecretária de Segurança e Saúde no Trabalho (SubSaúde), Ana Paula Delgado de Lima, participou do GT Saúde do Servidor, como coordenadora dos trabalhos com foco em avanços na saúde ocupacional do Brasil. Também com a intenção de promover políticas públicas eficazes e inovadoras, a vice-diretora Executiva da Escola de Governo, Raquel Aben-Athar, esteve presente no GT das Escolas de Governo.

 

Durante o evento, em reuniões, são realizadas conexões, definições de pautas e trocas de experiências entre os membros da rede Consad. Os GTs debatem em diversas agendas os rumos da gestão pública em diferentes áreas como gestão de pessoas, transformação digital, compras, saúde do servidor, ciências de dados, escolas de governos, patrimônio e Parcerias Públicos-privadas (PPPs) e concessões. “Como um todo, o objetivo é promover uma gestão pública com impacto positivo para a sociedade”, afirma a subsecretária da Subsaúde, Ana Paula Delgado de Lima.

 

Nova diretoria

 

Dentre as atividades do evento, houve a definição da nova diretoria do Consad. A Secretária Executiva de Gestão Administrativa, Ana Paula Cardoso, representou o secretário Ney Ferraz (Seplad), na eleição. Quem assumiu a presidência do colegiado foi o secretário de Administração e Gestão do Governo do Estado do Amazonas (am), Fabrício Barbosa. Além disso, a secretária de Administração do Estado da Paraíba (PB), Jacqueline Gusmão, foi definida como primeira vice-presidente do Consad e o secretário de Planejamento e Gestão do Mato Grosso (MT), Basílio Bezerra, foi escolhido como segundo vice-presidente. Para o Conselho Fiscal, os votos foram para o secretário de Estado da Administração da Bahia (BA), Edelvino Goes; e para o secretário de Administração e Previdência do Paraná (PR), Elisandro Frigo.

 

Consad

 

O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Brasília (Distrito Federal), criada em novembro de 2000, que reúne representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os secretários de estado de administração do país promovem encontros periódicos, visando à troca de experiências e à busca de soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão Pública no Brasil.

 

O foco do CONSAD em todas as suas frentes de trabalho tem sido pensar modelos de gestão pública com foco em resultados e voltados para o bom atendimento ao cidadão. Um colegiado que se fortaleceu ao longo dos anos, pautado por um ambiente de trabalho plural, multipartidário, e por isso mesmo propício ao debate e ao desenvolvimento da administração pública estadual, mantendo espaços permanentes de troca de experiências e de discussão sobre boas práticas de gestão pública.

 

Fonte: Ascom – Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração.

Governo do Distrito Federal