Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
23/02/23 às 9h52 - Atualizado em 23/02/23 às 9h54

Curso de defesa pessoal da Egov desenvolve autoconfiança e segurança para servidoras

Capacitação prepara mulheres para lidar com situações de violência. As inscrições online estão abertas até 28/2

 

A Escola de Governo do Distrito Federal (Egov) incluiu entre as dezenas de cursos de capacitação, o de defesa pessoal para mulheres. O treinamento será oferecido regularmente ao longo do ano, para que as servidoras do Governo do DF (GDF) se preparem para situações em que seja necessário o uso de técnicas de proteção pessoal. As servidoras interessadas podem realizar as inscrições até o dia 28 de fevereiro.

 

A secretária executiva de Gestão Administrativa da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad), Ana Paula Cardoso, explica que a capacitação busca incentivar a política de proteção do direito das mulheres. “O curso tem o objetivo de ensinar as servidoras a se defenderem. A metodologia envolve conhecimentos que abrangem preparo emocional, além de técnicas de proteção e de defesa pessoal”, destaca a gestora.

 

A diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino, explica que o intuito é que a oferta seja mensal. “Neste primeiro momento, as aulas serão realizadas no período de 6 a 10 de março, das 8h às 12h. Mas vamos trabalhar para que as turmas aconteçam pelo menos mensalmente”, destaca. “É uma satisfação imensa dispor desse curso em nossa grade. Esse tipo de conhecimento contribui para a formação de servidoras mais seguras e autoconfiantes”, completa.

 

Os instrutores da Egov José Carlos Amaral e Israel Carrara, ambos agentes socioeducativos da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), serão os responsáveis por ministrar o treinamento. Eles esclarecem que o curso de defesa pessoal é uma importante ferramenta para proporcionar segurança física e psicológica às mulheres.

 

“Além de ensinar técnicas de defesa pessoal, o curso fornecerá informações e orientações para identificar uma agressão e prevenir-se de situações de violência, seja no meio familiar ou na rua”, explica Amaral. Segundo ele, o objetivo é proporcionar mais segurança para o dia a dia das mulheres e aumentar a preparação emocional.

 

Israel Carrara destaca que o curso vai proporcionar diversos benefícios, a exemplo da melhora da forma física e da capacidade para lidar com situações atípicas, como agressões físicas ou verbais.

 

“Saber agir nessas situações exige tempo e dedicação. Por isso, a defesa pessoal busca, de forma simples, ensinar a pessoa a se defender em variadas situações e condições de maneira objetiva”, destaca Carrara.

 

Se você é servidora do GDF, as inscrições para o curso de defesa pessoal estão abertas. Confira a lista completa de capacitações em: https://sistemas.df.gov.br/EGOV/Cursos.aspx

 

Serviço

 

Curso: Defesa pessoal para mulheres.
Realização das aulas: de 6 a 10 de março.
Horário: das 8h às 12h.
Carga horária: 20 horas.
Modalidade: presencial.
Prazo para inscrições: até 28 de fevereiro.
Inscreva-se em: https://sistemas.df.gov.br/EGOV/DetalheTurma.aspx?TurmaId=1494

Governo do Distrito Federal