Publicação da Seplad orienta o passo a passo para organizar atividades com olhar cauteloso para o servidor
A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) publicou o Manual Técnico de Operacionalização e Dimensionamento da Força de Trabalho do Distrito Federal. É um guia para auxiliar na organização da força de trabalho no Governo do Distrito Federal (GDF). A publicação está disponível para download no site da pasta e expõe estratégias de gestão de pessoas, melhoria do ambiente de trabalho e clima organizacional.
A responsável pela Diretoria de DFT da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep), Mirian Beneton Valim explica que o dimensionamento da força de trabalho tem como principal objetivo proporcionar ao gestor conhecer o capital humano sob sua gestão. “O DFT é um instrumento valioso para o gestor, para o GDF e também para o servidor, pois ele retrata a realidade do órgão de maneira clara e atualizada, com dados e informações relativos aos processos de trabalho, à qualificação dos servidores e à disponibilidade de pessoas de forma sistematizada – o que possibilita embasar o planejamento do capital humano de forma eficiente, eficaz, efetiva e econômica, aliados ao aumento da satisfação dos servidores e à melhora no ambiente de trabalho e clima organizacional.”
Uma das idealizadoras do manual, a diretora comenta que alguns órgãos já estão implementando a metodologia. “Fizemos um projeto-piloto com o Hemocentro e na semana passada, entregamos o relatório do Iprev [Instituto de Previdência do Servidores do DF]”, conta.
Para o subsecretário de Gestão de Pessoas, Ricardo Trigueiro, o manual vai ajudar as unidades com diretrizes e metodologia para conhecer e aproveitar melhor o capital humano sob sua gestão. “O dimensionamento da força de trabalho é uma ferramenta de fundamental importância para a gestão de pessoas, pois proporciona ao gestor conhecer, gerir e tomar decisões de forma embasada, no que diz respeito ao capital mais importante sob sua gestão: o servidor.”
O manual possui 46 páginas e atende aos quesitos no Decreto nº 43.291, de 9 de maio de 2022, que dispõe sobre as diretrizes gerais para a realização do dimensionamento da força de trabalho da administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal. Para confira integra do texto, clique aqui (https://www.seplad.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2023/03/Manual_Dimensionamento.pdf).