Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
2/06/23 às 14h01 - Atualizado em 2/06/23 às 15h08

Busca ativa por não vacinados chega ao Palácio do Buriti

 

Parceria entre Inas e secretarias de Planejamento e Saúde oferece a oportunidade de servidores se imunizarem nos dias 6 e 7, em frente ao Anexo

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) vai trazer a imunização contra a influenza (gripe) e a covid-19 até os servidores. Antes do feriado, nos próximos dias 6 e 7, das 9h às 16h, na Praça do Anexo do Buriti, haverá vacinação contra as duas doenças. A iniciativa é fruto da parceria entre Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SubSaúde) da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad), Secretaria de Saúde (SES) e Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Distrito Federal (Inas-DF).

 

 Campanha reúne órgãos do GDF para atender a população e estimular a consciência sobre a importância das vacinas | Arte: GDF 

A iniciativa antecipa a comemoração do Dia Nacional de Imunização, instituído como 9 de junho. “A correria do dia a dia, às vezes, dificulta a ida a uma unidade de saúde; trazer a vacinação para a porta do Buriti é dar mais oportunidade para que as pessoas possam se imunizar, e assim todos estaremos protegidos”, atenta o secretário de Planejamento, Ney Ferraz.

 

Prioridade

 

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, explica que a ação é parte do trabalho do governo de busca ativa pela população não vacinada. “Notamos que a procura pelos postos de saúde caiu um pouco, e por isso estamos investindo na aplicação de vacinas extramuros”, afirma. “Neste sentido, a parceria com a Seplad e o Inas é fundamental para que a gente avance ainda mais no número de vacinados”.

 

Para a diretora-presidente do Inas, Ana Paula Cardoso, a vacinação neste momento é importante, principalmente em função do trânsito de pessoas por conta do feriado de Corpus Christi. “A saúde dos servidores é uma prioridade para o instituto, e a prevenção continua sendo a melhor forma de combater a covid e a influenza”, pontua. 

 

“Manter o cartão de vacinação em dia é uma prática que precisa voltar a ser rotina, principalmente nesta época do ano em que a circulação das cepas aumenta com a circulação de pessoas entre os estados”, alerta a gestora. Ela reforça que que toda a população precisa ter um cuidado maior com a imunização para evitar o aparecimento de doenças e a queda de imunidade.

 

Prédios públicos

 

Segundo dados da SES, a oferta de vacinas em órgãos públicos está sendo feita desde o início do mês passado. Equipes de várias regiões de saúde já passaram por tribunais, ministérios e prédios públicos do GDF de diversas cidades. Até o momento, mais de 25 mil servidores já foram imunizados contra covid e influenza.

 

Nos dias 5, 6, 7 e 12, haverá vacinação também no Edifício-Sede do Tribunal de Contas da União (TCU), das 10h às 17h. E, nos dias 6 e 7, a busca ativa será feita, nesse mesmo horário, contemplando a Academia de Polícia, a Superintendência e a sede da Polícia Federal. 

 

Público-alvo

 

Todas as pessoas com mais de 12 anos podem receber pelo menos uma dose de reforço contra a covid. No caso da Pfizer bivalente, a indicação é para quem tem 18 anos ou mais.

 

Já para a imunização contra a gripe, a recomendação é que as pessoas com mais de seis meses sejam vacinadas. O imunizante contra a influenza aplicada neste ano é do tipo trivalente, pois protege contra três vírus diferentes: A/Sydney/5/2021 (H1N1) pdm09, A/Darwin/9/2021 (H3N2) e B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria, tendo sido desenvolvida a partir das cepas em circulação no Brasil).

 

Campanha de vacinação contra influenza e covid-19

 

→ Data: dias 6 e 7, das 9h às 16h
→ Local: Praça em frente ao Edifício Anexo do Buriti
→ Público-alvo: servidores do GDF e comunidade em geral.

 

*Com informações da Seplad, SES e Inas

Governo do Distrito Federal