Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
23/03/23 às 16h45 - Atualizado em 23/03/23 às 16h46

Brasília acolhe o I Congresso Nacional de Gestão Pública

Evento reúne mais de 200 servidores de todo o território nacional para trocar experiências e debater temas como gestão fiscal e, administração de pessoal

 

A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) participa do I Congresso Nacional de Gestão Pública, que acontece em Brasília (DF) até sexta-feira (24). O evento reúne gestores do Governo do Distrito Federal (GDF) e de outros estados para trocar experiências e debater os desafios da administração pública em todos os níveis de governo. O encontro contou com a presença de diversas autoridades públicas das esferas distrital, estaduais e federal.

 

“É um momento de troca de boas práticas entre os estados, de ampliar os horizontes para repensarmos a gestão pública”, explicou a secretária-adjunta da Seplad, Rafaela Gadelha, que participou da abertura do congresso nesta manhã de quinta-feira (23). “São debates que contribuem e muito para avançarmos no planejamento, que é a parte mais importante quando se trata de orçamento público”, complementou.

 

Durante o congresso, foram apresentadas soluções para a modernização da gestão pública no Brasil, com foco no aperfeiçoamento da gestão fiscal e de pessoal. Segundo os organizadores, o objetivo é oferecer aos participantes instrumentos eficazes no aperfeiçoamento dos serviços públicos em contexto de restrição fiscal.

 

Na programação, os participantes debatem ainda temas como a redução de custos dos serviços públicos, a ampliação da arrecadação de tributos sem aumento da carga tributária e o aumento da eficiência dos serviços oferecidos à população.

 

“O congresso aborda uma temática excelente no sentido de capacitar, principalmente, os gestores e aprimorar as práticas na gestão pública”, avalia a diretora executiva da Escola de Governo, Juliana Tolentino. Para ela, o debate dos temas voltados ao orçamento, planejamento e gestão sempre traz frutos positivos. “É um tripé importantíssimo, que se bem executado, reflete em melhores serviços entregues à população, que é uma preocupação do nosso governador Ibaneis Rocha”, avalia.

 

Representando o GDF, estiveram presentes além da secretária-adjunta da Seplad, Rafaela Gadelha e da diretora da Egov; o secretário Executivo de Gestão Administrativa, Ângelo Roncalli; dentre outros servidores. Também participaram no evento autoridades como a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Simone Tebet, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia.

 

Fonte: Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão

Governo do Distrito Federal