Na manhã desta quarta-feira (26/4), Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) realizou audiência pública para discutir o texto base do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2018. As audiências são importantes ferramentas de participação popular e colaboram para que a elaboração das peças orçamentárias seja cada vez mais abrangente.
A sessão foi iniciada com uma breve explicação sobre a LDO – que estipula as prioridades e metas gerais do orçamento do governo – e, também, sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) – que descreve o orçamento de forma detalhada, apontando previsão de receitas e despesas para o ano.
Em seguida, os participantes puderam fazer sugestões e questionamentos, todos registrados por servidores da Subsecretaria de Orçamento Público (Suop) e da Subsecretaria de Planejamento (Suplan), da Seplag. Entre os principais pleitos estavam nomeações de aprovados em concursos públicos do governo de Brasília.
O secretário adjunto de planejamento e orçamento, Dalmo Palmeira, destacou que a participação popular é de extrema importância para que o executivo alinhe as solicitações aos projetos desenvolvidos. “Todas as participações e questionamentos serão levados em consideração na hora da elaboração do orçamento do próximo ano”, afirmou.
Quem não pôde participar presencialmente, ainda pode enviar sugestões até a próxima sexta-feira (28/4), nas páginas oficiais da Seplag e do Governo de Brasília no Facebook, e pelo e-mail orcamento@economia.df.gov.br.