13/08/21 às 17h38 - Atualizado em 5/09/22 às 16h35

Academia Buriti completa um ano de atividades para servidores do GDF

Nesta sexta-feira (13), a Academia Buriti completa um ano de atividades. O projeto, gerido pela Secretaria Executiva de Qualidade de Vida (Sequali) da Secretaria de Economia, tem como objetivo disponibilizar aulas on-line, presenciais e gratuitas de diversas modalidades para os servidores do GDF e incentivá-los a buscar mais qualidade de vida, por meio de atividades pela saúde física e mental.

“A Academia Buriti é uma das principais realizações da Sequali. Com o objetivo de tirar os servidores do sedentarismo, a ação ganhou ainda mais importância no contexto da pandemia. As atividades ajudam a melhorar não apenas o condicionamento físico, mas o estado emocional e a autoestima dos alunos”, detalha Adriana Faria, secretária executiva da Sequali.

“Nosso objetivo é trazer melhores condições de vida para as pessoas. A academia é uma iniciativa inovadora que reúne grandes profissionais, como instrutores e mestres, o que ganha ainda mais importância em momentos como o que estamos vivendo, de isolamento social imposto pela pandemia, e que já ajudou tantos servidores e tirou tantas pessoas do sedentarismo”, acrescenta o secretário de Economia, André Clemente.

Inicialmente, o projeto englobava apenas três modalidades, sendo elas: defesa pessoal, taekwondo e kickboxing. “Defesa pessoal é algo muito amplo, não é só sobre luta. É sobre defender a vida! Temos vários inimigos na vida: o estresse, a doença e o sedentarismo, por exemplo. Então precisamos nos conhecer para combatê-los. A melhor pessoa para cuidar de você, é você mesmo. Por isso, esse projeto é muito importante”, completa Mestre Dada, mentor de defesa pessoal.

Com o passar do tempo, a Academia Buriti recebeu mais mentores e, junto com eles, novas modalidades. A grade completa atual inclui: defesa pessoal, arnis kali, kickboxing, taekwondo, jiu-Jitsu, karatê, boxe e treino funcional. “Para mim é uma grande oportunidade de crescimento participar de um projeto que busca a qualidade de vida para alunos e professores. A troca de experiências sempre é mútua”, conta Sueli Moraes, professora de treino funcional e servidora da Sequali.

No início do mês de junho, as aulas da academia passaram a ser também presenciais. O espaço, ao lado da passarela do Anexo do Buriti, segue todas as regras de segurança e de saúde. As aulas continuam sendo transmitidas de forma gratuita pelo canal da Secretaria de Economia no YouTube.

Os alunos

Durante seu primeiro ano de existência, a Academia Buriti recebeu diversos alunos em todas as modalidades. Os professores confirmam que não apenas a saúde, mas a disposição, o humor e a autoestima dos alunos melhoraram muito após a retomada ou o início da prática de exercícios físicos.

“É incrível a iniciativa de aulas gratuitas para os servidores. Todos os professores são de excelência. Além de humanos e carinhosos, o que fez do ambiente mais que uma academia, é um espaço de acolhida, de cuidado do corpo e da mente dos alunos. Sou muito grata por essa iniciativa! ”, diz Mônica Carneiro, aluna da Academia Buriti servidora do Metrô/DF.

“Esse projeto é fantástico! Ele tem um alcance muito grande. Está mudando a vida de muitas pessoas. É um compromisso acompanhar as aulas. Eu acompanho as aulas gratuitamente de Goiânia, no conforto da minha casa, melhorando minha saúde”, conta Márcia de Almeida, que acompanha as aulas virtuais no YouTube da Secretaria de Economia, onde a academia já transmitiu mais de 480 aulas, com mais de 36 mil visualizações.

Academia fora da Academia

A academia também oferece aulões abertos aos servidores do GDF e familiares em diferentes locais de Brasília. Como o Parque da Cidade e a Praça do Buriti, que receberam aulão aberto de Tekwondo e do aulão especial de dia dos pais. A academia realizou neste ano eventos especiais de troca de faixa, uma aula especial de alongamento, aulas em comemoração ao mês da mulher e também recebeu o projeto Taekwondow.

Família

Para envolver a família do servidores, a Sequali vai estrear em agosto a ação Manhãs Divertidas. Segundo a Sequali, a proposta é realizar aulas diferenciais e especiais para crianças de 6 a 12 anos. Esse encontro acontecerá no espaço da Academia Buriti. A estreia será no dia 21 de agosto, das 9h às 11h.